emissão em direto

Triatlo de São Martinho recebe certificado internacional pela igualdade de género

Depois de três edições com crescimento no número de atletas e de público, o Triatlo de São Martinho do Porto prepara já a sua 4ª edição (20 e 21 de setembro) que será a primeira em Portugal com a certificação "Closing Gender Gap".

Esta acreditação é atribuída pelos projetos internacionais SheRaces e FundHerTri UK, que promovem a igualdade no desporto e incentivam organizações a criar condições justas e acolhedoras para todas as atletas.

Com esta certificação, o Triatlo de São Martinho do Porto compromete-se a aumentar a participação feminina no evento, garantir regras, premiações e condições igualitárias para atletas de todos os géneros, e promover um triatlo mais inclusivo e acessível, beneficiando homens e mulheres.

O lançamento da 4ª edição realizou-se na manhã de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Fernando Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, César Salazar, chefe da Divisão de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Alcobaça, Conceição Pinto, tesoureira da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Cidália Branco, presidente do Clube de Natação de Alcobaça, Bianca Fernandez Vasquez, fundadora da Fund Her Tri UK, e Emma Drury, colaboradora da Fund Her Tri UK.

Fernando Feijão relembrou “a meia dúzia de mulheres que participaram na minha primeira prova de triatlo, em 1991”. “Hoje em dia, entre 30% a 40% dos atletas da Federação são mulheres. Estamos a promover a igualdade entre homens e mulheres a nível dos prémios”, vincou.

César Salazar afirmou ser o grande objetivo do presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, “realizar uma prova desportiva em São Martinho do Porto que orgulhasse todos os alcobacenses”.

Para a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, “este evento é a afirmação da freguesia como destino ideal para acolher provas desportivas de grande dimensão”, destacou Conceição Pinto.

Cidália Branco manifestou que o passo seguinte “será trazer o Campeonato da Europa para São Martinho do Porto”.

Bianca Fernandez Vasquez, sublinhou que “o custo da participação em eventos de triatlo no Reino Unido tem vindo a elevar bastante. A nossa organização sem fins lucrativos apoia já 371 mulheres nas ilhas britânicas e é um orgulho muito grande ter o Triatlo de São Martinho do Porto como o nosso primeiro parceiro internacional”.

Em 2024, o Triatlo de São Martinho do Porto conseguiu 1500 atletas inscritos, uma marca que a organização espera superar este ano.

A edição de 2025 contará também com a introdução da Prova Jovem – triatletas dos 7 aos 15 anos – no seguimento da criação da Escola de Triatlo, no final do ano passado.

A edição deste ano do Triatlo de São Martinho do Porto será igualmente alargada à freguesia de Alfeizerão.

Últimas Notícias

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

Tertúlia sobre a criação do estado de Israel

O grupo Palestina LIVRE Caldas da Rainha vai realizar nos Silos, a 23 março a partir das 15h00, uma tertúlia denominada “Sessões Nakba – A criação colonial do estado de Israel”.