emissão em direto

União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro prepara arranque do Banco de Tempo

O Presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Aleixo, está a implementar o Banco de Tempo, uma iniciativa que promove a troca solidária de serviços a nível local, valorizando o voluntariado e a ajuda mútua entre os membros da comunidade.

“O Banco de Tempo é um sistema que permite às pessoas ajudarem-se mutuamente sem envolver dinheiro. Troca-se tempo por tempo, ou seja, uma hora de trabalho vale sempre uma hora, independentemente da tarefa. Queremos, acima de tudo, estimular o espírito de entreajuda na freguesia e promover a valorização das competências individuais de cada pessoa”, explicou o presidente.

Segundo Nuno Aleixo, o projeto pretende alcançar vários objetivos sociais. “Um dos principais objetivos é promover a colaboração entre pessoas de diferentes gerações e origens, estimulando os talentos e reconhecendo as capacidades de cada um. É também uma forma eficaz de chegar às pessoas que mais necessitam de ajuda, especialmente aquelas que, muitas vezes, ficam fora do alcance dos apoios tradicionais”, acrescentou.

O Banco de Tempo está atualmente em fase de implementação e já conta com apoios estratégicos. “Já temos um protocolo com a Câmara Municipal, que se juntou a nós, e estamos em conversações com a professora Célia Antunes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), para cativar alunos que possam iniciar este programa”, revelou Nuno Aleixo.

Paralelamente, estão a ser estabelecidas parcerias com outras instituições locais, como a Universidade Sénior Rainha Dona Leonor. “Vamos apresentar o projeto à Universidade Sénior para que nos possam ajudar a implementá-lo. Estou confiante de que, uma vez iniciado, vamos ter muitos voluntários”, sublinhou.

O Banco de Tempo baseia-se numa troca justa e equitativa. Cada membro compromete-se a oferecer tempo para ajudar os outros, sendo que todas as tarefas têm o mesmo valor. “Haverá uma lista de tarefas disponíveis. No início, queremos focar-nos em tarefas que não impliquem a entrada nas casas das pessoas, porque, desde a pandemia, notamos que muitos ainda têm receio de abrir as portas das suas casas”, explicou o presidente.

O lançamento oficial do Banco de Tempo está previsto para o início do próximo ano. “É preciso dar o primeiro passo. Acredito que este projeto vai criar uma rede de solidariedade muito forte na nossa freguesia, com benefícios para todos os envolvidos”, concluiu Nuno Aleixo.

Últimas Notícias

Presépio vivo alerta para guerra na Palestina

Um presépio vivo, que pretendeu imaginar como seria o nascimento de Jesus Cristo se fosse nos dias de hoje na Palestina, percorreu as Caldas da Rainha no passado domingo, dia 23.

Paulo Ribeiro é o novo presidente do Montepio Rainha Dona Leonor

“A Nova Unidade de Saúde é um projeto estruturante que marcará o futuro da saúde na nossa região. Previsto para começar em 2025, será liderado pelo Montepio com os nossos parceiros de longa data”, declarou Paulo Ribeiro, recém-eleito presidente do Conselho de Administração do Montepio Rainha Dona Leonor para o quadriénio 2025-2028.

Campanha “Desembrulhar Sorrisos” leva magia do natal a 70 famílias

A Ordem do Trevo realizou mais uma edição da campanha de solidariedade “Desembrulhar Sorrisos”, trazendo alegria e apoio a famílias carenciadas do concelho das Caldas da Rainha. No dia 19 de dezembro, na Expoeste, foram entregues 70 cabazes alimentares bem recheados e presentes para crianças e jovens, proporcionando um Natal mais digno e feliz a quem mais precisa.

Dia da responsabilidade social e voluntariado na EHTO

No passado dia 5 de dezembro, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) acolheu 15 instituições do ecossistema social do concelho de Caldas da Rainha, entidades que desempenham um papel crucial no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.