emissão em direto

Unidade de Saúde Familiar de Tornada com 12.400 utentes celebra 18 anos

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tornada celebrou o 18º aniversário no passado dia 11. Neste momento a equipa é constituída por sete médicas, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicas.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tornada celebrou o 18º aniversário no passado dia 11. Neste momento a equipa é constituída por sete médicas, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicas.

Criada no dia 11 de setembro de 2006, a USF da Tornada iniciou a sua atividade com 6.893 utentes, quatro médicas, quatro enfermeiras e três assistentes técnicas. Posteriormente, a USF obteve parecer técnico favorável da candidatura realizada a modelo B, com efeitos desde 1 de julho de 2008. Em 2011, a USF da Tornada sofreu um alargamento com a inclusão de mais dois médicos, dois enfermeiros e dois assistentes técnicos.

O número de utentes aumentou de 10.409 utentes para 15.000, o que permitiu um ganho assistencial de 4.591 utentes, com a agregação da extensão de saúde de Salir de Matos. Atualmente tem uma média de 12.400 utentes.

De 2012 a 2016 foi uma Unidade Acreditada pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) e entre 2016 e 2017 pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-geral de Saúde (DGS).

Ao longo do seu percurso de funcionamento, a USF da Tornada tem atingido os indicadores a que se propôs com sucesso.

A USF Tornada foi uma das cinco primeiras unidades de saúde familiar de Lisboa e Vale do Tejo, iniciando a sua atividade uma semana depois da abertura das primeiras unidades nas regiões Norte e Centro.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.