emissão em direto

Vencedores do Troféu Easykart Portugal definidos no Bombarral

O Troféu Easykart Portugal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), cumpriu, no passado fim de semana, a terceira e última prova, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com organização da ACDME. Os vencedores da edição 2022 foram Guilherme Morgado (EK 60), Frederico Pinto Coelho (EK 100), João Rodrigues (EK 125), Pedro Martins (EK 125 Gentleman) e Nuno Silva (TaG Livre).

O Troféu Easykart Portugal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), cumpriu, no passado fim de semana, a terceira e última prova, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com organização da ACDME. Os vencedores da edição 2022 foram Guilherme Morgado (EK 60), Frederico Pinto Coelho (EK 100), João Rodrigues (EK 125), Pedro Martins (EK 125 Gentleman) e Nuno Silva (TaG Livre).

A festa final Troféu Easykart Portugal 2022 teve como palco o traçado onde nasceu, sendo uma aposta do KIRO, que, há alguns anos, à semelhança de largas dezenas de países, respondeu ao repto da Birel ART, que todas as épocas realiza as International Grand Finals, que envolvem mais de 200 pilotos, habitualmente em Itália, numa semana memorável para quem obtém a qualificação através da competição do seu país.

Não sendo em Portugal exceção, o êxito global do Troféu Easykart é ter um regulamento que permite a prática do karting a preços reduzidos, pois as afinações permitidas nos karts são muito limitadas, sendo, basicamente, uma competição de ‘arrive and drive’, ideal para quem se inicia na modalidade, bem como para quem já tem uma longa paixão por ela.

Na categoria Easykart 60, destinada a pilotos dos 6 aos 12 anos, Diogo Caetano foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 54,558s ao traçado da região oeste de 1107 metros. O piloto de Lisboa venceu depois a Corrida de Qualificação 1, na qual Martim Gomes cruzou a meta na segunda posição, enquanto Diogo Caetano garantiu o terceiro lugar, na frente de Francisco Iglésias, Teo Pelfrene, Mateus Gomes, Carolina Duarte e Aya Delbrassine.

Na Corrida de Qualificação 2, impôs-se Diogo Caetano, Guilherme Morgado terminou na segunda posição com uma desvantagem de escassos 93 milésimos de segundo e Martim Gomes viu a bandeira xadrez imediatamente a seguir no terceiro lugar. Teo Pelfrene assegurou a quarta posição, seguindo-se Mateus Gomes, Carolina Duarte e Aya Delbrassine.

Na Corrida Final, Diogo Caetano voltou a vencer, mas novamente muito pressionado por Guilherme Morgado – que somou pontos suficientes para vencer a competição – e por Martim Gomes que, por esta ordem, completaram o pódio da terceira prova.

Francisco Iglésias garantiu a quarta posição e Carolina Duarte fechou o top-5, mas também teve honras de pódio ao vencer a classe feminina, enquanto Teo Pelfrene, Aya Delbrassine e Mateus Gomes, terminaram, respetivamente, nas posições seguintes.

As categorias Easykart 100 (dos 11 aos 15 anos) e a Easykart 125 (a partir dos 14 anos) partilham a mesma grelha.

No que diz respeito à Easykart 125, João Rodrigues foi o mais rápido nos treinos cronometrados percorrendo os 1107 metros da pista do Bombarral em 48,742s, vencendo depois quer a primeira Corrida de Qualificação quer a segunda, assim como a Corrida Final, com a volta mais rápida em 48,977s, sendo um justo vencedor da competição esta temporada. Pedro Valério foi segundo classificado (1.º Gentleman) na Final e Raquel Ferrajão completou o pódio, festejando também o primeiro lugar na classe feminina. Pedro Martins (2.º Gentleman e vencedor da categoria na competição) garantiu o quarto lugar, seguindo-se João Rodrigues e Pedro Páris, também pilotos Gentleman.

Na Easykart 100, Frederico Pinto Coelho foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 50,051s e na primeira Corrida de Qualificação impôs-se Filipe Rodrigues.

Na segunda Corrida de Qualificação triunfou Frederico Pinto Coelho, assim como na Final, festejando assim o título de vencedor do Troféu Easykart Portugal 2022. Filipe Rodrigues foi segundo classificado, na frente de Oscar Soirey e João Maria, respetivamente.

Na categoria TaG Livre, destinada a karts em que o chassis é de escolha livre e com motores até 125cc equipados com embraiagem e motor de arranque elétrico, Martim Romão foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 47,911s aos 1107 metros do traçado da região oeste.

Na Corrida de Qualificação 1, venceu Martim Romão, na Corrida de Qualificação 2 triunfou Nuno da Silva, enquanto que na Final Martim Romão voltou a bater toda a concorrência. Na corrida decisiva, José Pedro Duarte foi segundo classificado e Nuno da Silva completou o pódio, resultado suficiente para vencer a competição. Raylander Tavares assegurou a quarta posição, na frente de Tiago Costa, Alexandre Cruz, Miguel Afonso Lopes, Manuela Martins Carvalho (1.ª classificada na classe feminina), Pedro Paxiuta de Paiva, Bruno Martins, Júlio Aguiar Guerra, Konstantin Kazlouski, Charles Delbrassine e Alexei Kulevets, respetivamente.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]