Intitulada “Elas e Eles: Pintoras e Pintores Felizes na Coleção do Museu José Malhoa”, a visita será orientada por Sandra Leandro, historiadora de arte, diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e professora associada na Universidade de Évora.
Tem-se dedicado especialmente ao estudo da pintura, desenho humorístico, teoria e crítica de arte, museologia, escultura e mulheres artistas em Portugal. Doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, Sandra Leandro é licenciada e mestre pela mesma instituição.
Inserida no âmbito das atividades periodicamente oferecidas ao público pelo Museu José Malhoa, a visita “Depois, Malhoa”, nesta edição, abordará trabalhos de artistas como Maria Augusta Bordalo Pinheiro (1841 – 1915), Emília dos Santos Braga (1867-1930), Laura Sauvinet (1876-1953) e Helena Roque Gameiro (1895-1984), além de Manuel Henrique Pinto (1853-1912) e José Malhoa (1855-1933).
Para a pesquisadora, “ver estas obras é uma viagem ao contexto da época, observando o que representaram e quais as suas razões e tendências estéticas”.
A diretora do Museu José Malhoa, Nicole Costa, também diretora do Museu da Cerâmica e do Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré), manifestou que a visita “Depois, Malhoa” é “uma oportunidade para que todas as pessoas tenham acesso a conhecimentos académicos, por meio de um passeio pelas nossas obras, permeado de saberes, mas com leveza e participação.