Voy vence quinta edição do Tourism Explorers

A cidade das Caldas da Rainha foi palco pela primeira vez da Final Nacional do Tourism Explorers, que decorreu no passado dia 31 no Museu Leopoldo de Almeida.

A cidade das Caldas da Rainha foi palco pela primeira vez da Final Nacional do Tourism Explorers, que decorreu no passado dia 31 no Museu Leopoldo de Almeida.

Depois da final local em cada uma das cinco cidades participantes (Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa e Faro), as nove melhores ideias de startups disputaram nas Caldas o título de “melhor startup de turismo”.

O projeto “Voy”, de Marcus Niemeyer e Pedro Savi, naturais do Brasil e residentes em Lisboa e Ourém, venceu a edição de 2022. O objetivo é ajudar os operadores turísticos e promotores de eventos a resolver a formação da procura de clientes para vendas dos seus bilhetes e a falta de entendimento do comportamento da cadeia de consumo, utilizando uma plataforma para ajudar a otimizar vendas e gerar inteligência de mercado, focando no comportamento dos consumidores.

Os projetos Quinze (Caldas da Rainha) e Embaixador (Porto) foram também distinguidos, ficando ambos em segundo lugar. Quinze, da designer caldense Joana Sousa, ajuda os turistas a resolver a dificuldade de conhecer a cidade das Caldas da Rainha, utilizando um conjunto de experiências únicas e uma coleção de produtos identitários portugueses.

A Embaixador – Hospitalidade Profissional, de Lia da Rocha Ferreira e de Inês Fonseca, ajuda empresas portuguesas a resolver a dificuldade e falta de tempo em receber de forma hospitaleira os seus parceiros de negócio, potenciais clientes e convidados especiais, utilizando o desenho e acompanhamento de estadias memoráveis.

Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria do Oeste, recordou que foram a Escolas do Turismo de Portugal as entidades que acolheram e dinamizaram o trabalho em parceria com a Fábrica de Startups.

Revelou que as doze Escolas de Turismo de Portugal iniciaram em 2019 um novo modelo de funcionamento com uma grande aposta no incentivo à inovação. “Com o apoio do know-how dos nossos professores esperamos contribuir para o surgimento no país de projetos e soluções inovadoras que transformem o setor do turismo”, apontou.

Conceição Henriques, vereadora da Câmara das Caldas, que fez parte do júri, destacou o facto da organização ter escolhido Caldas da Rainha para a final do programa de aceleração Tourism Explorers, referindo que é “uma cidade com um potencial turístico e também na área da cultura”.

António Lucena de Faria, fundador e diretor executivo da Fábrica de Startups, referiu que são precisos empreendedores para o futuro do país. Segundo este responsável, os nove projetos apresentados nas Caldas da Rainha “se os empreendedores quiserem são todas ideias de sucesso”. “Sucesso significa que são projetos que têm que ser sustentáveis. Têm que gerar mais do que custa para mantê-los a funcionar”, explicou, apelando aos participantes a “não desistirem e a terem persistência”, uma vez que “o turismo vai continuar a ser a atividade principal do país e temos ativos superiores que temos que saber aproveitar”.

O programa Tourism Explorers conta com o apoio do Turismo de Portugal.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.