emissão em direto

World Press Cartoon de regresso ao CCC

No próximo dia 17, pelas 21h30, vai ter lugar no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a 16ª edição dos prémios do World Press Cartoon, em que vão ser conhecidos os nove vencedores das três categorias premiadas: Cartoon Editorial, Desenho de Humor e Caricatura.

As obras vencedoras do World Press Cartoon 2021 têm assinatura de Konstatin Kazanchev (Ucrânia), David Rowe (Austrália), Alejandro Becares (Argentina), Mariagrazia Quaranta (Itália), Agim Sulaj (Albânia), Goran Divac (Sérvia), Darío Castillejos (México), André Carrilho (Portugal), Ivan Mata (Espanha), e põem em destaque temas como o SARSCoV2, as fake news e Donald Trump, o “derrotado”.

A entrega dos prémios vai contar com um espetáculo de música e humor e com a presença de vários autores premiados. A animar a noite estarão os catalães Chapertons, Housch-Ma-Housch e Victor Minasov, The Baloon Man. A música estará a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos da cidade.

Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, após o espectáculo, também no Centro Cultural e de Congressos. São 311 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do mundo com a acutilância do sorriso. Estão representadas publicações de 49 países.

Os trabalhos expostos foram selecionados por um júri internacional que reuniu nas Caldas da Rainha em abril e que integrou, para além do diretor do salão, o português António Antunes, Christine Traxeler, de França, Jugoslav Vlahovic, da Sérvia, Leonardo Gutierrez, da Venezuela, e João Alpuim Botelho, de Portugal. A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 17 de julho e 17 de outubro.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.