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Programação e robótica chegam às escolas de Óbidos

A academia deCode - Academia de Programação e Robótica chega este ano às escolas de Óbidos, envolvendo cerca de 100 alunos do 3º ano das escolas do Alvito, Arcos e Furadouro.

A academia deCode – Academia de Programação e Robótica chega este ano às escolas de Óbidos, envolvendo cerca de 100 alunos do 3º ano das escolas do Alvito, Arcos e Furadouro.

Em colaboração com o município de Óbidos e o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a academia deCode integra o Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo de participação gratuita.

O projeto foi lançado em 2015 com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação e de valorizar os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional. São já perto de 300 os alunos que iniciaram os seus conhecimentos em programação e robótica com a academia, e que participaram em eventos deCode.

“Queremos continuar a reforçar esta agenda e a contribuir para que os alunos possam ter aprendizagens diferenciadas, mais experimentais, trabalhando e desenvolvendo competências como o pensamento analítico, o trabalho colaborativo e a criatividade. É fundamental que comecem, desde cedo, a compreender a importância destas disciplinas, algo que, em contexto escolar, faz obviamente todo o sentido”, afirmou Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

“A iniciação da academia deCode no 3º ano, dentro das atividades de enriquecimento curricular, permitiu-nos conceptualizar um programa com recursos do território, aproximando diferentes organizações à escola, e diferenciando uma resposta necessária na área da programação e da robótica”, indicou Ana Sofia Godinho, chefe de Divisão de Educação do município de Óbidos.

José Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, salientou que “a inserção da programação e robótica no dia a dia das nossas crianças revela-se uma ação essencial nos tempos em que vivemos”. “Esta ação insere-se no rumo que temos desenhado para o nosso agrupamento: o apostar na transição digital, delineando as ferramentas essenciais para que os nossos alunos possam singrar num mundo em constante mudança e evolução”, concluiu.

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