emissão em direto

Campeonatos Internacionais de Portugal no Centro de Alto Rendimento de Badminton

Os 60ºs Campeonatos Internacionais de Portugal vão decorrer de 5 a 9 de março no Centro de Alto Rendimento de Badminton das Caldas da Rainha. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Badminton, é uma prova pontuável para o ranking mundial, tendo tido um crescimento quanto ao número de atletas participantes e países representados ao longo das suas edições.

Esta será a primeira competição internacional sob a organização da nova direção da Federação Portuguesa de Badminton, presidida por Duarte Nuno Anjo, e acontece num momento de renovação para o badminton nacional, após a reestruturação da equipa técnica nacional. Jorge Cação assume o cargo de diretor técnico nacional, e a ex-atleta olímpica Telma Santos desempenha agora o papel de selecionadora nacional, trazendo a sua experiência e visão para o desenvolvimento dos atletas portugueses.

Este ano o torneio conta mais de 300 atletas inscritos, oriundos de 47 países, que vão competir por títulos em cinco categorias da modalidade: Singular Homem, Singular Senhora, Par Homem, Par Senhora e Par Misto e só nos dois primeiros dias de competição irão realizar-se mais de 200 jogos. O elevado nível de competitividade é garantido pela participação de muitos atletas com posição significativa no top 100 do ranking mundial da Badminton World Federation em seniores.

Para representar a seleção nacional neste evento, a equipa técnica nacional, liderada pelos treinadores Telma Santos e Fernando Silva, convocou vinte atletas que têm demonstrado o seu talento em competições nacionais e internacionais.

Entre os convocados, destacam-se Tiago Berenguer e Madalena Fortunato, campeões nacionais de singulares na época transata, Bruno Carvalho e Mariana Paiva, os atletas portugueses melhor posicionados no ranking mundial de singulares, assim como a dupla masculina Bruno Carvalho e Diogo Glória e o par misto Bruno Carvalho e Mariana Paiva, que conquistaram recentemente pódios em competições internacionais.

A selecionadora nacional reforça a importância da competição para os atletas portugueses: “Se queremos ser melhores, temos que encarar estes desafios com determinação e querer”

No primeiro dia da competição, a 5 de março, disputa-se a primeira ronda de qualificação de singulares homens e singulares senhoras. No dia 6 de março, continuarão a decorrer as rondas de qualificação, incluindo as vertentes de pares mistos, pares senhoras e pares homens.

No dia 7 de março, com o arranque do quadro principal, Portugal já tem garantida a participação de nove atletas em três categorias. Em pares homens, destacam-se Bruno Carvalho e Diogo Glória. Nos Pares Senhoras, competem Mariana Afonso e Madalena Fortunato, Maria Wilkinson e Mariana Neves, e Leonor Ribeiro com Mafalda Avelino. Já nos Pares Mistos, Bruno Carvalho volta a entrar em ação ao lado da sua parceira internacional, Mariana Paiva.

O presidente da Federação Portuguesa de Badminton sublinha a importância deste torneio para a modalidade: “É um símbolo da história e da evolução do badminton em Portugal e no panorama internacional, reafirmando o nosso compromisso em elevar a modalidade ao mais alto nível”.

 

Badminton facilita torneio de ténis

 

O Município das Caldas da Rainha solicitou à Federação Portuguesa de Badminton a introdução de alterações no seu calendário competitivo, com o objetivo de possibilitar que o Centro de Alto Rendimento de Badminton, durante o mês de setembro, fique alocado a um dos eventos desportivos mais prestigiados que a cidade acolhe, o campeonato internacional de ténis, Ladies Open, organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e International Tennis Federation.

A Federação Portuguesa de Badminton, sensível ao pedido da Câmara, que considera ser um parceiro imprescindível para o desenvolvimento da modalidade, nomeadamente na manutenção do Centro de Alto Rendimento de Badminton, aceitou proceder aos ajustes necessários no seu calendário.

Neste sentido, e de forma a não comprometer os torneios de clubes que já têm organização e local definidos, evitando assim maiores transtornos aos agentes desportivos, entendeu-se alterar as seguintes competições no Centro de Alto Rendimento de Badminton:  27 e 28 setembro – 4ª Jornada Nacional Não Seniores S11, S15 & S19; 11 de outubro – 4ª Jornada Nacional Veteranos; 11 e 12 de outubro – 4ª Jornada Nacional Não Seniores S9, S13 & S17; 25 e 26 de outubro – 4ª Jornada Nacional Seniores; 6 de dezembro – Campeonato Nacional de Veteranos; 6 e 7 de dezembro                – Campeonato Nacional S21.

Últimas Notícias

Sporting Clube das Caldas: 3 – Clube Nacional de Ginástica: 1

No passado fim-de-semana decorreu a última jornada da primeira fase, em que a equipa de seniores do Sporting Clube das Caldas recebeu o segundo classificado, o Clube Nacional de Ginástica. Foi um bom jogo de voleibol, com a equipa caldense a querer “vingar” a única derrota que teve nesta fase, que foi em casa deste adversário.

Infantis do Sporting das Caldas vencem no nacional de voleibol

A equipa feminina de infantis do Sporting Clube das Caldas “A” recebeu o GRAP (Grupo Recreativo Amigos da Paz), de Pousos, Leiria, na nona jornada do campeonato nacional de voleibol – segunda fase, tendo ganho por 3-2 (25-8, 18-25, 18-25, 25-10 e 15-9).

Tribunal analisa queixa de agressão a aluna na Benedita

Uma aluna do Externato Cooperativo da Benedita terá sido agredida com contornos de malvadez por outras duas estudantes fora do recinto escolar. As suspeitas foram suspensas pelo estabelecimento de ensino e o caso foi enviado para o Juízo de Família e Menores de Alcobaça, depois de uma queixa apresentada à GNR pela alegada vítima e pela sua avó, com quem vive a adolescente.

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste conquistam medalhas nacionais

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste conquistou o pódio na 20.ª Edição do Concurso Nacional Inter-Escolas, que decorreu no Estoril, de 5 a 7 de fevereiro. Com uma equipa constituída por dez alunos e dois professores, o estabelecimento de ensino sediado nas Caldas da Rainha conseguiu a sua segunda melhor participação de sempre, tendo obtido duas medalhas de ouro e uma medalha de prata.