emissão em direto

Tribunal analisa queixa de agressão a aluna na Benedita

Uma aluna do Externato Cooperativo da Benedita terá sido agredida com contornos de malvadez por outras duas estudantes fora do recinto escolar. As suspeitas foram suspensas pelo estabelecimento de ensino e o caso foi enviado para o Juízo de Família e Menores de Alcobaça, depois de uma queixa apresentada à GNR pela alegada vítima e pela sua avó, com quem vive a adolescente.

A direção pedagógica do Externato Cooperativo da Benedita revelou que após ter sido informada sobre a alegada agressão, que terá sido cometida no dia 15 de janeiro, ouviu as alunas, que frequentam o terceiro ciclo do ensino básico e têm entre catorze e quinze anos, e desencadeou um procedimento disciplinar, tendo as supostas agressoras, com um historial de mau comportamento, sido suspensas provisoriamente por doze dias úteis, o prazo máximo, devendo regressar na próxima semana.

Devido à idade não poderão ser responsabilizadas criminalmente. Os menores de dezasseis anos e maiores de doze que praticarem factos tipificados como crime são sujeitos a um procedimento tutelar educativo. Neste momento decorre a fase de inquérito, dirigida pelo Ministério Público.

No dia em questão a GNR até esteve na escola numa ação pedagógica, mas não presenciou nada de anormal, uma vez que o ato terá ocorrido numa mata nas proximidades do estabelecimento de ensino.

Uma vez que o caso está no foro judicial não foram revelados pormenores, mas circula a versão de que as outras duas estudantes alegadamente terão usado cigarros para causar queimaduras na sua pele, cortado partes do cabelo dela e despido a jovem, ficando na posse de várias peças de vestuário, para além de a terem pontapeado e ameaçado.

À adolescente que se queixou foi disponibilizado apoio psicológico pela escola. A direção assegura que a população estudantil está tranquila e que se tratou de um caso isolado. No final do ano passado o Externato Cooperativo da Benedita recebeu o selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”. Esta distinção reconhece o trabalho feito para a implementação do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, através do qual são assumidas práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.

Últimas Notícias

Gaeirense Basket organiza torneio de minibasquete

Numa organização do Gaeirense Basket, a vila de Óbidos vai receber o 1.º Torneio de minibasquete, no escalão mini12, para atletas nascidos em 2013 e 2014, podendo os clubes apresentar equipas femininas, masculinas ou mistas.

Yoga Kids na Associação Óbidos Dance

A Associação Óbidos Dance tem uma nova modalidade: Yoga Kids. A primeira aula é gratuita e realiza-se no dia 21 de fevereiro. O horário será sextas-feiras das 16h00 às 16h45 para crianças dos 3 aos 5 anos e das 17h00 às 17h45 para crianças dos 6 aos 10 anos, na sala verde do Pavilhão Municipal de Óbidos.

Sporting Clube das Caldas: 3 – Clube Nacional de Ginástica: 1

No passado fim-de-semana decorreu a última jornada da primeira fase, em que a equipa de seniores do Sporting Clube das Caldas recebeu o segundo classificado, o Clube Nacional de Ginástica. Foi um bom jogo de voleibol, com a equipa caldense a querer “vingar” a única derrota que teve nesta fase, que foi em casa deste adversário.

Infantis do Sporting das Caldas vencem no nacional de voleibol

A equipa feminina de infantis do Sporting Clube das Caldas “A” recebeu o GRAP (Grupo Recreativo Amigos da Paz), de Pousos, Leiria, na nona jornada do campeonato nacional de voleibol – segunda fase, tendo ganho por 3-2 (25-8, 18-25, 18-25, 25-10 e 15-9).

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste conquistam medalhas nacionais

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste conquistou o pódio na 20.ª Edição do Concurso Nacional Inter-Escolas, que decorreu no Estoril, de 5 a 7 de fevereiro. Com uma equipa constituída por dez alunos e dois professores, o estabelecimento de ensino sediado nas Caldas da Rainha conseguiu a sua segunda melhor participação de sempre, tendo obtido duas medalhas de ouro e uma medalha de prata.