emissão em direto

Ator Ruy de Carvalho homenageado nas Gaeiras

“Vivam intensamente, vivam cada dia como se fosse o último. Aproveitem cada momento. A vida é para ser vivida. Eu não penso na morte. Esse dia há-de chegar, mas não penso nele”. Foi esta a mensagem deixada pelo ator Ruy de Carvalho, de 97 anos, perante um grupo de seniores do Centro de Dia de Gaeiras e do Centro de Convívio da Sancheira.

O ator esteve no passado dia 18 no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, para a inauguração oficial da exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, que lhe presta homenagem recordando as várias personagens que interpretou ao longo de uma carreira de mais de oito décadas.

A mostra abriu portas com o Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, e vai estar patente até ao final de março.

Ruy de Carvalho partilhou histórias e momentos da sua carreira, mas também lições de vida, revelando que o segredo da sua longevidade é não temer a morte e manter-se em palco, a trabalhar.

Atualmente em palco com duas peças em cena, Ruy de Carvalho, que a 1 de março completa 98 anos, brindou ainda os presentes com a interpretação de um trecho do “Monólogo do Vaqueiro” (1957), peça de teatro de Gil Vicente, e o primeiro teleteatro apresentado na RTP, com o ator no papel de Vaqueiro.

Durante a sessão de abertura oficial desta exposição, João de Carvalho, filho de Ruy de Carvalho e também ator, aplaudiu o trabalho feito ao longo dos últimos anos por Óbidos, que considera ser “uma referência em Portugal em relação à cultura”.

O presidente da Câmara obidense, Filipe Daniel, enalteceu o trabalho feito pelo atual executivo e pelos executivos anteriores em prol da ”valorização cultural de Óbidos”.

Sobre Ruy de Carvalho, o autarca manifestou que “é, para nós, um privilégio, uma honra, estarmos aqui com um ícone do teatro nacional, e que é também uma referência a nível internacional”. “A sua alegria, o seu sorriso, a sua vontade de continuar a viver intensamente e a trabalhar só nos pode inspirar”, comentou.

Composta por fotografias de família e de trabalho que fazem parte do arquivo e das memórias do ator, a exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, com curadoria de Nélson Mateus, percorre, a preto e branco ou a cores, “inúmeros momentos, cenas e contracenas, perpetuando a memória de todos os que ali estão, em várias salas de espetáculos”. “De Eunice Muñoz, a Lourdes Norberto, passando por Carmen Dolores ou Diogo Infante. Há peças memoráveis, duplas que ficaram para a história e todos ali têm lugar”, salienta Nélson Mateus.

Em novembro de 2024, Ruy de Carvalho assinalou 82 anos dedicados aos palcos. Com um longo e premiado percurso, estreou-se no teatro, em 1942, com a peça “Jogo para o Natal de Cristo”, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho), tendo a sua estreia profissional acontecido no Teatro Nacional D. Maria II, em 1947, onde integrou o elenco residente de 1978 a 2000.

Últimas Notícias

Despacho sobre classificação de Duna de Salir do Porto motiva críticas

O secretário de apoio à vereação da Câmara das Caldas da Rainha, António Vidigal, reagiu à notícia da publicação do despacho da ministra do Ambiente e Energia, sobre a classificação da Duna de Salir do Porto como área protegida, com uma publicação pública, no seu perfil pessoal de Facebook, com críticas à forma de proceder da governante.

Hóquei Clube das Caldas empata

Os Escolares (sub-11) do Hóquei Clube das Caldas empataram na 10ª jornada da Taça Regional de hóquei em patins da Associação de Patinagem de Leiria e da Associação de Patinagem de Ribatejo, realizada no passado dia 16.

Alexandre Neto “À Sombra do Património”

A Galeria de Exposições do Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, vai acolher uma retrospetiva do trabalho de Design de Iluminação Arquitetural do arquiteto caldense Alexandre Neto, concretizado nos últimos quinze anos, enquanto membro do coletivo Visual Stimuli.