emissão em direto

Voto de congratulação por nomeações que não resultaram em prémios

A Assembleia Municipal aprovou, na reunião de 18 de fevereiro, um voto de congratulação por o festival Foz Beats ter sido nomeado para quatro categorias nos Iberian Festival Awards, promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest).

No entanto, quando a proposta foi apresentada já era oficial que na lista final de nomeados (shortlist) o Foz Beats já só constava numa nomeação: “Best Video Coverage” e referente à “Eventuais”, a empresa que produz o evento, faz a comunicação e a cobertura de vídeo e fotografia.

O festival da Foz do Arelho era um dos 43 nomeados a melhor festival de médio formato, mas não conseguiu ficar sequer nos dez finalistas.

O voto de congratulação foi apresentado pelo grupo municipal Vamos Mudar, apontando que este festival de verão é organizado pela Câmara das Caldas da Rainha e pretende ser “um fator de projeção da Foz do Arelho e do concelho”.

Segundo o texto, estas nomeações são um “reconhecimento significativo da qualidade e impacto do festival, tornando-o um ponto de referência cultural em Portugal”.

A proposta refere ainda que estas nomeações são “uma conquista de grande relevância para o concelho e para a freguesia da Foz do Arelho”.

No entanto, o voto de congratulação ignora que o festival Impulso, que tem o apoio da autarquia, recebeu dez nomeações, incluindo o Centro Cultural e de Congressos como melhor local de concertos. O Impulso é finalista apenas na categoria “Contribuição para a Igualdade”.

Em 2022, o fotógrafo caldense Nuno Conceição venceu o prémio “Melhor Fotografia” dos Iberian Festival Awards, com a fotografia da atuação de The Sunflowers no Festival Impulso (evento do qual tem sido fotógrafo oficial).

A congratulação acabou por ser aprovado com 19 votos a favor e 13 abstenções.

O deputado Fernando Horta, que foi presidente da Junta do Foz do Arelho, explicou que os deputados do PSD se abstiveram nesta votação porque continuam sem ter acesso às contas finais deste evento. “Só podemos avaliar o evento no seu conjunto depois de sabermos quanto custou realmente”, referiu.

A Assembleia Municipal aprovou também um voto de congratulação, apresentado pelo PS, pelos resultados mais recentes obtidos pelo ciclista caldense António Morgado, em especial a vitória na terceira edição da Figueira Champions Classic. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

O grupo municipal do Vamos Mudar apresentou ainda um voto de louvor pela nomeação do caldense José Manuel Moura para presidente da Associação Nacional de Emergência Nacional. A proposta salienta a forma como José Manuel Moura desempenhou o seu cargo de diretor delegado dos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha.

O voto de louvor foi aprovado apenas com a abstenção do presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Santos. O autarca explicou que só se absteve por o fazer em todos os votos de louvor, embora considera merecida a homenagem. “Ele até merecia uma estátua por aquilo que lhe fizeram passar enquanto aqui esteve”, disse.

Últimas Notícias

InLove rumo a uma década a vestir e inspirar mulheres

Nas Caldas da Rainha, um espaço dedicado à elegância e à criatividade tem conquistado cada vez mais admiradoras. A loja InLove, da caldense Filipa Oliveira, Rua Capitão Filipe de Sousa, é um espaço para quem procura peças de vestuário diferentes e sofisticadas.

Laboratório científico de chocolate no Festival de Óbidos

Este ano, a edição tem como tema a Ciência e o projeto desenvolvido pelos mestres chocolateiros que fazem esculturas para o festival foi um laboratório “100% em chocolate, inspirado nas décadas de 70 e 80, trazendo o máximo de realismo e detalhes”, revelaram Abner Ivan e Natália Marinho. A estrutura tem aproximadamente duas toneladas de […]

Patrícia Costa brilha no CCC em recital de piano

Na noite de 28 de março, o pequeno auditório do Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha encheu para receber o recital de piano de Patrícia Costa. A pianista e compositora caldense regressou à sua cidade natal para interpretar obras de compositores portugueses do século XVIII ao XXI e também tocar peças suas.

PS e Vamos Mudar em conversações para acordo eleitoral nas Caldas

O Partido Socialista das Caldas da Rainha está em conversações com o movimento Vamos Mudar para um possível acordo nas próximas eleições autárquicas. O presidente da Câmara e líder do movimento independente, Vítor Marques, confirmou que foi abordado recentemente pelo PS com essa intenção e que as negociações estão em curso.

Ministro da Educação promete mudanças na gestão escolar e reforço na integração de alunos estrangeiros

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, afirmou nas Caldas da Rainha que a criação do Estatuto do Diretor “é uma prioridade” e garantiu mudanças na escolha das direções das escolas. “Vamos mexer nessa dimensão da administração escolar. Vamos repensar a forma como o diretor é eleito e vamos rever também aquilo que são as competências do diretor. Temos uma confusão entre as competências das autarquias, decorrentes do processo de descentralização, e as competências do diretor”, declarou o ministro.