No entanto, quando a proposta foi apresentada já era oficial que na lista final de nomeados (shortlist) o Foz Beats já só constava numa nomeação: “Best Video Coverage” e referente à “Eventuais”, a empresa que produz o evento, faz a comunicação e a cobertura de vídeo e fotografia.
O festival da Foz do Arelho era um dos 43 nomeados a melhor festival de médio formato, mas não conseguiu ficar sequer nos dez finalistas.
O voto de congratulação foi apresentado pelo grupo municipal Vamos Mudar, apontando que este festival de verão é organizado pela Câmara das Caldas da Rainha e pretende ser “um fator de projeção da Foz do Arelho e do concelho”.
Segundo o texto, estas nomeações são um “reconhecimento significativo da qualidade e impacto do festival, tornando-o um ponto de referência cultural em Portugal”.
A proposta refere ainda que estas nomeações são “uma conquista de grande relevância para o concelho e para a freguesia da Foz do Arelho”.
No entanto, o voto de congratulação ignora que o festival Impulso, que tem o apoio da autarquia, recebeu dez nomeações, incluindo o Centro Cultural e de Congressos como melhor local de concertos. O Impulso é finalista apenas na categoria “Contribuição para a Igualdade”.
Em 2022, o fotógrafo caldense Nuno Conceição venceu o prémio “Melhor Fotografia” dos Iberian Festival Awards, com a fotografia da atuação de The Sunflowers no Festival Impulso (evento do qual tem sido fotógrafo oficial).
A congratulação acabou por ser aprovado com 19 votos a favor e 13 abstenções.
O deputado Fernando Horta, que foi presidente da Junta do Foz do Arelho, explicou que os deputados do PSD se abstiveram nesta votação porque continuam sem ter acesso às contas finais deste evento. “Só podemos avaliar o evento no seu conjunto depois de sabermos quanto custou realmente”, referiu.
A Assembleia Municipal aprovou também um voto de congratulação, apresentado pelo PS, pelos resultados mais recentes obtidos pelo ciclista caldense António Morgado, em especial a vitória na terceira edição da Figueira Champions Classic. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.
O grupo municipal do Vamos Mudar apresentou ainda um voto de louvor pela nomeação do caldense José Manuel Moura para presidente da Associação Nacional de Emergência Nacional. A proposta salienta a forma como José Manuel Moura desempenhou o seu cargo de diretor delegado dos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha.
O voto de louvor foi aprovado apenas com a abstenção do presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Santos. O autarca explicou que só se absteve por o fazer em todos os votos de louvor, embora considera merecida a homenagem. “Ele até merecia uma estátua por aquilo que lhe fizeram passar enquanto aqui esteve”, disse.