emissão em direto

Manuscrito histórico com preservação digital

O livro de contas das festas de Nossa Senhora do Rosário, um valioso manuscrito cujo primeiro registo data de 1828, foi submetido a um processo de preservação física e digital. Esta iniciativa, realizada a pedido da Comissão da Igreja de Santo André do Arelho, contou com o trabalho dos técnicos do Arquivo Histórico e do Gabinete de Comunicação e Imagem do Município de Óbidos.

A festa em honra da Senhora do Rosário foi uma tradição enraizada no Arelho, celebrando-se, pelo menos, desde o início do século XIX até meados do século XX. Este registo documental é um testemunho histórico da vida religiosa e comunitária da localidade, refletindo a dedicação dos seus habitantes à preservação das suas tradições.

Com a digitalização e conservação do manuscrito, garante-se não apenas a salvaguarda do documento original, mas também a sua acessibilidade para estudo e consulta no futuro.

Agora devolvido à Comissão da Igreja de Santo André do Arelho, o livro de contas representa um importante legado histórico e identitário para a comunidade local. Preservá-lo é valorizar a herança coletiva do Arelho, permitindo que as futuras gerações continuem a conhecer e a respeitar a história da sua terra.

Últimas Notícias

Hóquei Clube das Caldas com vitória e derrota

Na jornada 8 do Campeonato Nacional de Masters Zona Centro +35 em hóquei em patins, o Hóquei Clube das Caldas (HCC) recebeu e venceu o A Alcobacense CD por 9-8, mantendo abertas as esperanças de qualificação para a final 8 nacional. Os Masters jogam no dia 5 de abril a penúltima jornada frente ao 2º classificado, o SC Torres.

Palestra espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo uma palestra espírita sobre o tema “Onde começa a caridade?”, com Amanda Lacerda, no dia 4 de abril, às 21h00.

Exposição “Big Bang”

Posters e publicações em larga escala constam da exposição “Big Bang”, organizada pelo professor Ricardo Castro, da ESAD.CR, que será inaugurada no dia 5 de abril, às 16h30, na Galeria de Exposições do Espaço de Turismo das Caldas da Rainha, podendo ser vista até 24 de abril.