emissão em direto

Ministro da Agricultura anunciou apoios a explorações afetadas pela intempérie

O ministro da Agricultura anunciou em Óbidos que foi aberta a possibilidade de apoiar as explorações que registem um prejuízo de 30% da área por parcela, para a reposição do potencial produtivo, além de um outro apoio para a perda de rendimento”, na sequência da recente intempérie que assolou a região.

De visita a diversas empresas na região oeste, José Manuel Fernandes esteve na passada quinta-feira na exploração da Anthirium4You, na Quinta do Pedegral, no Sobral da Lagoa, responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica e que registou prejuízos a rondar os 190 mil euros.

O membro do governo manifestou ainda disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados, em conjunto com a União Europeia, para “conseguir ter seguros a preços mais acessíveis e adequados” para os produtores.

O presidente do Município de Óbidos manifestou-se “solidário” para com as empresas agrícolas afetadas pelo mau tempo e fez questão de agradecer “o olhar atento” do ministro. “Este sentido de proximidade para com os produtores afetados é revelador da sensibilidade do governo para um setor tantas vezes desvalorizado e que é absolutamente vital para o futuro de um país que se quer sustentável e amigo do ambiente”, declarou Filipe Daniel.

Com duas décadas e meia de atividade no concelho de Óbidos, a Anthirium4You produz cerca de 500 mil flores de antúrio por ano, em mais de 40 cores, destinadas a mercados externos, como Espanha, França, Bélgica e Alemanha. A empresa tem uma área instalada de 39 mil metros quadrados de estufas e está a desenvolver um projeto de alargamento de mais 11 mil metros quadrados. Emprega uma equipa de 12 pessoas e é a única exploração no país com iluminação artificial, com o intuito de recriar o clima da Amazónia, região onde os antúrios se desenvolvem de forma natural.

Últimas Notícias

Filme premiado de realizador caldense estreia nos cinemas

O filme “O Palácio de Cidadãos”, que acompanha os bastidores do parlamento português, estreia nas salas de cinema a 24 de abril. Realizado por Rui Pires, natural das Caldas da Rainha, recebeu o Prémio Max para Melhor Filme da Competição Portuguesa no DocLisboa 2024.

Filipe Rebelo tricampeão regional veteranos +40

Decorreu entre os dias 28 e 31 de março o campeonato regional de veteranos dos escalões +40, +50 e +60, com a presença de nove atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha (CTCR), destacando-se Filipe Rebelo, que conquistou o título nas provas de singulares, pares masculinos (ao lado de Jorge Esteves, também do CTCR) e pares mistos (ao lado de Sónia Marques, do RSC Leiria).

Loja de telemóveis assaltada

Uma loja de reparação e venda de telemóveis no final da Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha, foi assaltada na madrugada da passada sexta-feira, tendo sido partido o vidro junto à entrada para serem levados telemóveis e fones de ouvidos que estavam na montra.

Mais de 1600 andorinhas são atração nas ruas da cidade

Mais de 1600 andorinhas, simbolizando “a união e a solidariedade” e também a chegada da primavera, estão desde sábado a colorir as ruas da cidade das Caldas da Rainha, na segunda edição da “Ode à Primavera”, um projeto comunitário organizado por Zélia Évora, Manuel Bandeira Duarte, Mónica Correia e César Évora.