emissão em direto

Esforços para atrair produções cinematográficas para o Oeste

A região Oeste está cada vez mais próxima de se tornar um destino de referência para produções audiovisuais. No dia 12 de março, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Centro de Portugal Film Commission (CPFC) e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), que integra 12 municípios da região Centro de Portugal.

Este protocolo tem como principal objetivo estreitar relações entre as entidades e tornar o território do Oeste uma região “film friendly”, através do mapeamento e inventariação de locais de filmagem, da estruturação de regulamentos de produção audiovisual, levantamento de guias de produção e do apoio no licenciamento de filmagens. O protocolo foi assinado pelo presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, e pela presidente da CPFC, Adriana Rodrigues.

Ao longo dos últimos anos, a CPFC tem trabalhado na organização e promoção do território para captação de produções audiovisuais, sejam elas de cinema, streaming, televisão, publicidade ou fotografia. Com este protocolo, será possível intensificar a promoção da região através do cinema, valorizando os seus recursos paisagísticos, arquitetónicos e culturais, bem como a sua história e património.

Nos últimos quatro anos, a CPFC já atraiu mais de 40 produções para o Centro de Portugal, incluindo grandes projetos internacionais como “Velocidade Furiosa” e “A Casa do Dragão”, o programa televisivo “A Place in the Sun”, além de diversas campanhas publicitárias ligadas ao turismo, à moda e ao setor automóvel.

A maior parte das iniciativas protocoladas passa pelo apoio à produção audiovisual na região, com um enfoque a médio e longo prazo.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.