emissão em direto

Clube da Coruja pôs crianças e jovens a ler poesia

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a 22 de março, o Clube da Coruja da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha promoveu a leitura de poemas para os mais novos.

Houve um membro do clube de leitura, para os mais jovens da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, que leu o seu próprio poema, e também um momento musical, com uma menina que em vez de ler optou por apresentar duas peças em oboé.

Neste dia, o clube celebrou o seu primeiro aniversário e os participantes foram convidados a levar um livro de poesia, fosse ele infantil, juvenil ou ilustrado.

O clube foi criado por Cátia Ferreira e Paula Leitão, funcionárias da biblioteca caldense, que quiseram assim juntar mensalmente várias crianças, com idades a partir dos oito anos, para falarem sobre as suas leituras.

“Nós gostamos muito de partilhar leituras e quisemos dar esse gosto também aos mais novos, também para os desviar um pouco dos ecrãs”, explicou Paula Leitão.

Todos os meses os membros deste clube, que é informal, encontram-se na biblioteca e discutem os livros que estão a ler ou que já leram.

Há encontros com tema livre, mas normalmente há sempre uma temática. “Quisemos dar liberdade aos participantes para escolherem o que quiserem apresentar, mas também possibilitar a discussão de um livro por todos”, referiu Cátia Ferreira.

As coordenadoras do clube consideram que ler é um prazer e têm notado, mês após mês, que as crianças e jovens também se interessam muito pelos livros, se forem cativados e não tiverem nenhuma obrigação de leitura.

“O objetivo é que eles se sintam à vontade para ter um momento de lazer e, ao mesmo tempo, educativo”, adiantou Cátia Ferreira.

Desta forma, todos acabam por querer participar e apresentarem o livro que leram. Em média, participam cerca de 10 elementos, alguns dos quais acompanhados pelas mães ou pais.

A sessão mais participada, com 21 membros, foi a que teve como tema a escritora Enid Blyton, criadora original da personagem Noddy e dos livros dos “Cinco”. Segundo Paula Leitão, nesse dia esteve presente uma inglesa, com cerca de 60 anos, que fez questão de entregar à biblioteca municipal uma edição original de um livro de Enid Blyton.

A duração das sessões é de cerca de 90 minutos, finalizando sempre com um pequeno lanche. Para a festa de aniversário cantaram-se os parabéns e houve um bolo especial.

Qualquer criança ou jovem pode participar do Clube da Coruja, bastando para isso marcar previamente na Biblioteca Municipal, através do e-mail biblioteca.municipal@mcr.pt ou pelo telefone 262841728.

Últimas Notícias

Rotunda da Bateira reestruturada

A Junta de Freguesia da Foz do Arelho inaugura no dia 12 de abril, pelas 11h00, a reestruturação da Rotunda da Bateira, uma obra que representa não só um melhoramento da rede viária, mas também um tributo à identidade e história da localidade.

Prova atraiu 650 dançarinos durante o fim de semana

Os dançarinos da Associação Óbidos Dance estiveram em grande plano naquela que foi a primeira edição do Óbidos Open, prova que reuniu, no passado fim de semana, cerca de 900 dançarinos portugueses e espanhóis na vila. Em termos individuais, destaque para Helena Cação, que venceu o escalão Juventude Iniciados e averbou o primeiro triunfo da carreira a nível nacional.

Feira Solidária na Praça da Fruta

No âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha realiza nos dias 11 e 12 de abril, entre as 9h30 e as 13h30, uma Feira do Livro Solidária na Praça da Fruta.

Festa do Frango Assado

A Festa do Frango Assado vai decorrer no Carvalhal Benfeito, nas Caldas da Rainha, de 24 a 27 de abril.
Rodrigo Sobreiro atua todos os dias às 20h00, menos no último, em que a atuação será às 17h30 e quando haverá venda de filhós, coscorões e bolos ferradura.