Na primeira etapa, no dia 7, um contrarrelógio de dezasseis quilómetros e meio em Vitoria-Gasteiz, o corredor da UAE Team Emirates – XRG concluiu atrás do vencedor, a meio segundo de diferença. O alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step, foi quem triunfou.
Na segunda etapa, entre Pamplona-Iruña e Lodosa (186,6 quilómetros), o ciclista de A-dos-Francos terminou com o mesmo tempo do vencedor, o australiano Caleb Ewan, da INEOS Grenadiers. Na classificação geral não houve mexidas nos homens da frente.
A etapa três, entre Zarautz e Beasain (156,6 quilómetros), ficou concluída com a vitória do espanhol Alex Aranburu, da Cofidis. Maximilian Schachmann foi terceiro e João Almeida quarto, ambos a três segundos, mas o alemão ganhou uma bonificação de quatro segundos por ter terminado entre os três primeiros. Por sua vez, o alemão Florian Lipowitz, da Red Bull – BORA – hansgrohe ao obter a bonificação de um segundo numa meta volante, conseguiu alcançar João Almeida, na geral, e apesar de terem o mesmo tempo o caldense caiu para o terceiro lugar, a quatro segundos de Maximilian Schachmann.
A quarta etapa foi corrida entre Beasain e Markina-Xemein (169,6 quilómetros). Grande prova do caldense, com uma exibição impressionante nas subidas finais.
A etapa, com um perfil montanhoso e várias dificuldades acumuladas, terminou com João Almeida a destacar-se na subida de Urkaregi, a cerca de 13 quilómetros da meta. Lançou um ataque decisivo que deixou para trás todos os adversários e cruzou a meta isolado, com 28 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, o mexicano Isaac del Toro, segundo classificado, e sobre Maximilian Schachmann, terceiro.
À partida para a quinta etapa, entre Urduña e Gernika-Lumo (172,3 quilómetros) João Almeida é primeiro, com meio minuto de avanço sobre Maximilian Schachmann. Florian Lipowitz está em terceiro, a 38 segundos. O caldense também lidera a classificação por pontos. Por equipas, em primeiro está a XDS Astana Team, do Cazaquistão. A equipa de João Almeida, dos Emirados Árabes Unidos, encontra-se em sexto lugar, a 8 minutos e 48 segundos.
A competição termina no sábado, num circuito em Eibar (153,4 quilómetros).