emissão em direto

Exposição coletiva de artistas portugueses na Art 4 Family

A Art 4 Family, nas Caldas da Rainha inaugurou no passado dia 12 de abril uma nova exposição coletiva que reúne obras dos artistas portugueses Maria de Fátima Silva e Manuel Matias.

Esta exposição marca mais um momento significativo no percurso de ambos os artistas, cujas abordagens distintas e complementares criam um diálogo visual rico e estimulante.

Maria de Fátima Silva, artista residente da Galeria Art 4 Family desde 2023, concluiu o curso de Pintura e Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa em 2002. Com um percurso artístico consolidado, já participou em mais de duas dezenas de exposições, tanto coletivas como individuais, desde o ano 2000. A sua prática criativa é marcada por uma abordagem instintiva: “Colar, lixar, pintar, voltar a lixar e colar novamente, tudo faz parte do meu trabalho… abrindo espaço a novas ideias, cada camada move-me para a frente, o processo é seguir o instinto em vez da lógica”, afirma a artista.

Manuel Matias, natural de Ílhavo, é engenheiro e professor universitário na Universidade de Aveiro, conciliando a sua atividade académica com a paixão pela arte. A sua formação artística inclui cursos livres de desenho e pintura frequentados entre 2000 e 2008, na Cooperativa Árvore (Porto) e na Associação Arte e Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian (Aveiro). Desde 2016, tem vindo a participar em diversas exposições coletivas em várias cidades do país, incluindo Porto, Águeda, Coimbra e Figueira da Foz.

A exposição pode ser visitada na Galeria Art 4 Family até ao próximo dia 10 de maio, oferecendo uma oportunidade única para apreciar duas visões distintas e complementares da arte contemporânea portuguesa.

Últimas Notícias

Ricardo Pinteus: “O Cadaval precisa de dinamismo e é nisso que estou empenhado”

Ricardo Pinteus assumiu a presidência da Câmara Municipal do Cadaval a 16 de janeiro deste ano. Em entrevista ao Jornal das Caldas, o novo presidente faz um balanço dos primeiros meses à frente do município, destacando os desafios de liderar uma autarquia num contexto exigente, marcado por dificuldades nos concursos públicos e pela necessidade de imprimir maior dinamismo à gestão autárquica.
Entre os principais projetos em curso, o autarca salienta a resposta na área da habitação, a conclusão do novo edifício de serviços municipais e os passadiços de Montejunto, que, acredita, poderão impulsionar a economia local. Com um olhar atento à sustentabilidade, o autarca destaca ainda a instalação da primeira empresa de aquacultura sustentável de camarão no país e o desenvolvimento de um plano hídrico em articulação com os agricultores, visando garantir a disponibilidade de água para o setor agrícola e outras atividades. “O Cadaval precisa de empenho e vontade para avançar. E é nisso que estou focado”, afirma.

Henrique Bertino despede-se da Câmara de Peniche: “Não vale a pena continuar a lutar contra uma enormidade de marés negativas”

O presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino não se vai recandidatar às próximas eleições autárquicas. Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS lamenta os “sistemas de interesses externos e internos, que envolvem as autarquias”. Alega que com a sua saída não faz sentido a continuidade do Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche, pelo qual se apresentou a votos nas duas eleições anteriores. “Se tivesse a garantia que a candidatar-me teríamos maioria para concretizar o que desejamos para a gestão do nosso Município, hoje seria candidato. Mas não vale a pena continuar a lutar contra uma enormidade de marés negativas”, salientou.