emissão em direto

Novo restaurante nas Caldas une arte ao sushi

O Sõkõ Sushi, restaurante que abriu recentemente nas Caldas da Rainha, promete surpreender não só os amantes de sushi mas também todos os que apreciam experiências únicas que juntam boa comida e arte. O espaço, criado por três amigas, Stephanie Quintela, Liliana Barroca e Fabiane Machado, é fruto de uma amizade alimentada por jantares de sushi e por uma paixão partilhada pela cultura japonesa.

Este novo restaurante intimista e acolhedor localiza-se na Rua do Rosário, mesmo ao pé da Praça da Fruta. A proximidade com o mercado de produtores locais é uma vantagem da qual as empreendedoras tiram partido, ao utilizarem frutas e vegetais ali comprados, para preparem os pratos.

À frente da cozinha estão dois chefes de sushi, enquanto Stephanie Quintela se responsabiliza pelo atendimento ao cliente.

Fusão e inovação são dois conceitos que descrevem o Sõkõ Sushi. “Respeitamos a tradição, mas ousamos inovar”, afirmou Fabiane Machado, acrescentando que “cada prato que criamos é uma expressão de sabor e identidade”.

O trio de amigas não se opõe à junção de diferentes gastronomias, recorrendo à fusão brasileira, mas também implementando culinária mexicana e italiana no sushi e com planos de expandir esta junção de sabores no futuro. “O nosso sushi traduz a fusão entre tradição e inovação. Cada peça é uma obra-prima”, salientaram.

No Sõkõ Sushi trabalham à carta e “as peças são realmente feitas uma a uma” sem nenhuma “pré-produção”, garantiu Liliana Barroca.

Na carta, entre outras opções, estão disponíveis três combinados de sushi, que variam desde 20 peças por 24 euros a 60 peças por 54 euros, enquanto a opção de take away inclui exclusivos como o menu de 44 ou de 64 peças.

As empreendedoras têm observado que o Bunkan de salmão com laranja braseada tem sido a sensação do momento. Para além de sushi existem muitas outras opções na carta, para diferentes gostos e preferências, como a massa Yakisoba de vegetais com camarão, que também tem sido um sucesso.

Não faltam, claro, as opções vegetarianas, vegan e até livres de glúten. A carta de vinhos é povoada maioritariamente por opções portuguesas e pode optar pelo copo ou garrafa. No final de uma refeição, de acordo com as responsáveis, pode esperar uma conta de vinte euros em média por pessoa.

Sõkõ Sushi adaptou uma filosofia de desperdício zero na cozinha. “Detesto deitar comida fora”, afirmou Liliana Barroca, que, com formação em gastronomia, tem uma boa ideia de como aproveitar todos os ingredientes ao máximo e ajudar a manter uma cozinha sustentável.

A parede do restaurante e as caixas para take away foram decoradas por C’Marie, uma artista caldense recentemente reconhecida pela UNESCO.

As três amigas têm intenção de promover a arte local, com planos de exporem galerias no restaurante e participarem em roteiros artísticos como o Caldas Late Night. O objetivo final é agregar a “identidade das Caldas” ao seu estabelecimento. Também tencionam convidar artistas caldenses a criar as ilustrações no interior das suas caixas de take away.

O estabelecimento fecha apenas à segunda-feira. O horário de almoço vai das 12h00 às 14h30 e de jantar das 18h30 às 22h00.

 

Últimas Notícias

Caldas da Rainha assinalou os 51 anos da Revolução

Caldas da Rainha assinalou os 51 anos do 25 de Abril com as habituais cerimónias de hastear de bandeira nas sedes das uniões de freguesia urbanas e os concertos no Museu José Malhoa e no Largo Termal.

Apagão alterou ritmo de segunda-feira nas Caldas

Caldas da Rainha voltou a ter energia elétrica após oito horas e meia de um apagão de grandes proporções que na segunda-feira atingiu Portugal, Espanha e partes da França e Andorra, provocando caos em serviços essenciais, como transportes, telecomunicações e outros.

António Morgado corre em Espanha e Bélgica

O ciclista caldense António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) terminou em 20º lugar a 67ª Volta às Astúrias, em Espanha, tendo a prova sido ganha pelo espanhol Marc Soler, seu colega de equipa. O corredor de Salir do Porto foi 7º na juventude, 16º nos pontos e 22º na classificação da montanha.

Autarcas do PSD criticam protocolo para videovigilância

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira, Maria João Domingos e João Frade, criticaram o protocolo celebrado entre o Município e a PSP relativo à implementação de um
sistema de videovigilância na cidade, considerando que “apresenta-se como uma mera declaração de intenções, carecendo de densidade e conteúdo operacional efetivo”.