Este novo restaurante intimista e acolhedor localiza-se na Rua do Rosário, mesmo ao pé da Praça da Fruta. A proximidade com o mercado de produtores locais é uma vantagem da qual as empreendedoras tiram partido, ao utilizarem frutas e vegetais ali comprados, para preparem os pratos.
À frente da cozinha estão dois chefes de sushi, enquanto Stephanie Quintela se responsabiliza pelo atendimento ao cliente.
Fusão e inovação são dois conceitos que descrevem o Sõkõ Sushi. “Respeitamos a tradição, mas ousamos inovar”, afirmou Fabiane Machado, acrescentando que “cada prato que criamos é uma expressão de sabor e identidade”.
O trio de amigas não se opõe à junção de diferentes gastronomias, recorrendo à fusão brasileira, mas também implementando culinária mexicana e italiana no sushi e com planos de expandir esta junção de sabores no futuro. “O nosso sushi traduz a fusão entre tradição e inovação. Cada peça é uma obra-prima”, salientaram.
No Sõkõ Sushi trabalham à carta e “as peças são realmente feitas uma a uma” sem nenhuma “pré-produção”, garantiu Liliana Barroca.
Na carta, entre outras opções, estão disponíveis três combinados de sushi, que variam desde 20 peças por 24 euros a 60 peças por 54 euros, enquanto a opção de take away inclui exclusivos como o menu de 44 ou de 64 peças.
As empreendedoras têm observado que o Bunkan de salmão com laranja braseada tem sido a sensação do momento. Para além de sushi existem muitas outras opções na carta, para diferentes gostos e preferências, como a massa Yakisoba de vegetais com camarão, que também tem sido um sucesso.
Não faltam, claro, as opções vegetarianas, vegan e até livres de glúten. A carta de vinhos é povoada maioritariamente por opções portuguesas e pode optar pelo copo ou garrafa. No final de uma refeição, de acordo com as responsáveis, pode esperar uma conta de vinte euros em média por pessoa.
Sõkõ Sushi adaptou uma filosofia de desperdício zero na cozinha. “Detesto deitar comida fora”, afirmou Liliana Barroca, que, com formação em gastronomia, tem uma boa ideia de como aproveitar todos os ingredientes ao máximo e ajudar a manter uma cozinha sustentável.
A parede do restaurante e as caixas para take away foram decoradas por C’Marie, uma artista caldense recentemente reconhecida pela UNESCO.
As três amigas têm intenção de promover a arte local, com planos de exporem galerias no restaurante e participarem em roteiros artísticos como o Caldas Late Night. O objetivo final é agregar a “identidade das Caldas” ao seu estabelecimento. Também tencionam convidar artistas caldenses a criar as ilustrações no interior das suas caixas de take away.
O estabelecimento fecha apenas à segunda-feira. O horário de almoço vai das 12h00 às 14h30 e de jantar das 18h30 às 22h00.