emissão em direto

Cadaval integra projeto intermunicipal para promoção da “Rota do Neveiro”

O Município do Cadaval formalizou, nesta segunda-feira, no Funchal, a adesão a um projeto de cooperação intermunicipal que visa a criação e dinamização da “Rota do Neveiro”. O protocolo de colaboração formalizado visa preservar, valorizar e promover o património histórico ligado ao fabrico, armazenamento e comercialização do gelo.

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Dinis Duarte, do presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, António Henriques, da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, assim como da vereadora do Ambiente, Nádia Coelho.

“Pretendemos com este protocolo assinalar a tradição de produção de gelo, comum aos três municípios, valorizando assim este património. Paralelamente, pretendemos dinamizar ações conjuntas em áreas como a educação, a cultura e o desporto”, realça Dinis Duarte.

A “Rota do Neveiro” propõe a ligação de três marcos históricos que testemunham esta antiga prática: os poços da neve do Parque Ecológico do Funchal, os poços da neve da Serra da Lousã (Castanheira de Pera) e a Real Fábrica do Gelo da Serra de Montejunto.

A parceria estabelece a realização de diversas iniciativas conjuntas, nomeadamente a criação de um acervo documental, intercâmbios educativos e culturais, organização de atividades culturais e desportivas, e a apresentação de candidaturas a financiamentos que reforcem a valorização e preservação do património associado ao fabrico do gelo.

Além da promoção da memória coletiva, o projeto aposta também na dinamização de um turismo sustentável e inclusivo, com propostas destinadas a diferentes públicos.

Últimas Notícias