O trio usava diverso fardamento militar alusivo à NATO, incluindo condecorações e insígnias oficiais.
Foi a forma encontrada para conferir maior veracidade ao esquema fraudulento que engendraram, fazendo crer às vítimas que estariam na presença de indivíduos com as qualificações adequadas para ministrar os cursos a que se propunham numa alegada academia militar.
O treino de cães para estes fins era o objetivo dos cursos de formação profissional visando a categoria de educador cinotécnico durante quatro meses (150 horas), ministrados na zona de Lisboa e com o aliciante de dar a possibilidade de obter um certificado profissional internacional e os melhores classificados poderiam estagiar em Itália com forças de segurança, mas nenhum curso chegou ao fim.
“Esta atividade permitiu-lhes obter um enriquecimento ilícito, com evidente prejuízo para as vítimas”, refere a PSP. Os formandos terão perdido milhares de euros.
No seguimento de dois mandados de busca e apreensão domiciliários, os três principais responsáveis foram detidos e constituídos arguidos por suspeitas de falsificação de documentos, usurpação de funções e abuso de designação, sinal ou uniforme.
Das buscas realizadas resultou a apreensão de uma pistola calibre 9mmX19, com respetivo estojo, 785 munições calibre 9mm, cinco carregadores para pistola, uma pistola de air soft, treze armas brancas, três computadores, um tablet, sete telemóveis, um automóvel, diverso vestuário e outros artigos militares, e vários documentos relacionados com a atividade ilícita.
Os detidos foram constituídos arguidos e submetidos a termo e identidade e residência, ficando a aguardar em liberdade o desenvolvimento do processo.