emissão em direto

PSP desmantela rede de burlões que fingiram ser militares da NATO

A Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deteve em Peniche e no Cadaval, no dia 8 de julho, pelas 07h15, três suspeitos - dois homens e uma mulher -, com idades compreendidas entre 52 e 64 anos, que se faziam passar por altas patentes de militares da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que davam cursos cinotécnicos e de sobrevivência.

O trio usava diverso fardamento militar alusivo à NATO, incluindo condecorações e insígnias oficiais.

Foi a forma encontrada para conferir maior veracidade ao esquema fraudulento que engendraram, fazendo crer às vítimas que estariam na presença de indivíduos com as qualificações adequadas para ministrar os cursos a que se propunham numa alegada academia militar.

O treino de cães para estes fins era o objetivo dos cursos de formação profissional visando a categoria de educador cinotécnico durante quatro meses (150 horas), ministrados na zona de Lisboa e com o aliciante de dar a possibilidade de obter um certificado profissional internacional e os melhores classificados poderiam estagiar em Itália com forças de segurança, mas nenhum curso chegou ao fim.

“Esta atividade permitiu-lhes obter um enriquecimento ilícito, com evidente prejuízo para as vítimas”, refere a PSP. Os formandos terão perdido milhares de euros.

No seguimento de dois mandados de busca e apreensão domiciliários, os três principais responsáveis foram detidos e constituídos arguidos por suspeitas de falsificação de documentos, usurpação de funções e abuso de designação, sinal ou uniforme.

Das buscas realizadas resultou a apreensão de uma pistola calibre 9mmX19, com respetivo estojo, 785 munições calibre 9mm, cinco carregadores para pistola, uma pistola de air soft, treze armas brancas, três computadores, um tablet, sete telemóveis, um automóvel, diverso vestuário e outros artigos militares, e vários documentos relacionados com a atividade ilícita.

Os detidos foram constituídos arguidos e submetidos a termo e identidade e residência, ficando a aguardar em liberdade o desenvolvimento do processo.

Últimas Notícias

Celebrado o centenário de elevação do Bombarral a vila

A Câmara Municipal do Bombarral assinalou, a 26 de abril, o centenário de elevação do Bombarral a vila.
Uma data histórica, envolta em peripécias, que fez do Bombarral um caso ímpar: ter sido elevado a concelho, a 18 de março de 1914, antes de ser vila, marco que só veio a acontecer a 21 de abril de 1925, por deliberação do Senado da República.

Caldas da Rainha assinalou os 51 anos da Revolução

Caldas da Rainha assinalou os 51 anos do 25 de Abril com as habituais cerimónias de hastear de bandeira nas sedes das uniões de freguesia urbanas e os concertos no Museu José Malhoa e no Largo Termal.

Apagão alterou ritmo de segunda-feira nas Caldas

Caldas da Rainha voltou a ter energia elétrica após oito horas e meia de um apagão de grandes proporções que na segunda-feira atingiu Portugal, Espanha e partes da França e Andorra, provocando caos em serviços essenciais, como transportes, telecomunicações e outros.

António Morgado corre em Espanha e Bélgica

O ciclista caldense António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) terminou em 20º lugar a 67ª Volta às Astúrias, em Espanha, tendo a prova sido ganha pelo espanhol Marc Soler, seu colega de equipa. O corredor de Salir do Porto foi 7º na juventude, 16º nos pontos e 22º na classificação da montanha.