Jerónimo de Sousa com 250 militantes e simpatizantes da CDU na Foz do Arelho

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sublinhou no domingo na Foz do Arelho a necessidade de aumentar nas próximas eleições autárquicas o número de eleitos, referindo que só isso garantirá “força à luta dos problemas que são locais e que para a sua solução solicitam uma intervenção diferente, assente num projeto distinto e alternativo aos que protagonizam PS, PSD e CDS e seus sucedâneos”. “Podem contar com a CDU no reforço do SNS no distrito de Leiria, nomeadamente pela construção de um novo Hospital no sul do distrito e pela exigência de investimento na rede de cuidados primários”, sublinhou.

Foi perante a presença de cerca de 250 militantes e simpatizantes que participaram no passado domingo na “Festa de Verão” que a CDU organiza todos os anos, que o líder do partido, coligado com o partido ecologista “Os Verdes”, apresentou candidatos às 16 câmaras do distrito de Leiria e prometeu aumentar a participação em todas as freguesias. Jerónimo de Sousa disse que têm razões para “encarar com confiança esta importante batalha eleitoral”, acrescentando que é com muita confiança que “vemos que a CDU é uma das primeiras forças políticas deste distrito a ter apresentadas todas as suas candidaturas municipais, cumprindo o objetivo de concorrer a todos os municípios do distrito de Leiria”.

“Reforçámos as nossas candidaturas na indicação de muitos cabeças de lista independentes, alguns dos quais são o rosto das mais importantes batalhas que vamos travar neste distrito, seja ainda no facto de haver uma grande renovação das nossas listas em variados concelhos e termos mais mulheres e jovens a assumirem grandes responsabilidades”, contou.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa destacou os projetos dos candidatos do distrito garantindo que os munícipes terão a CDU ao seu lado na “defesa do meio ambiente e do património natural, como é o caso desta bela Lagoa de Óbidos, das arribas de São Martinho do Porto, do Rio Liz ou do Promontório da Nazaré”.

“E podem contar com a CDU na defesa do património cultural material e imaterial deste distrito, seja na concretização desse grande projeto que é o Museu da Resistência e Liberdade em Peniche, uma grande vitória, seja na recusa e luta contra a alienação ou descaraterização de património cultural, como nos Mosteiros da Batalha ou de Alcobaça, seja ainda na democratização da cultura com o apoio ao movimento associativo que tantos bons exemplos tem neste distrito”.

No seu discurso expressou ainda as vitórias que tem alcançado, como a da requalificação e modernização da Linha do Oeste “arrancada a ferros pela luta, ou a defesa da pesca e dos pescadores deste distrito que alcançaram recentemente uma vitória com o aumento, ainda insuficiente, da quota da sardinha, e que daqui saudamos”.

“Lutar ao lado das populações unindo forças, construindo unidade, seja na pequena luta pelo chafariz de um lugar, seja nas grandes questões como a defesa do Hospital Termal e dos seus pavilhões, aqui, nas Caldas da Rainha”, adiantou.

Jerónimo de Sousa afirmou que populações dos concelhos deste distrito conhecem bem a obra feita pela CDU, apontando Peniche, onde “doze anos de presidência da Câmara Municipal mudaram a face daquele concelho e deram um contributo fundamental para o seu desenvolvimento”.

Mudando o seu discurso para o âmbito nacional, o secretário-geral do PCP acusou o PS de se ter unido ao PSD para não avançar com a regionalização e “perpetuar políticas centralistas em processos em que urge a descentralização”. Defendeu ainda o aumento da rapidez na vacinação contra a Covid-19.

Sónia Colaço,membro do Partido Ecologista Os Verdes e José Luís, da direção da organização regional deLeiria do PCP, destacaram a importância da representatividade da coligação no distrito.

O músico Nelson Rodrigues animou a festa da CDU, que decorreu junto ao Penedo Furado.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.