Ciclovia na Rua Vitorino Fróis vai ter novo traçado

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha pediu ao projetista da ciclovia que pretende ligar o Parque Urbano "Abraço Verde" e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, no âmbito das obras de regeneração urbana, para fazer uma “proposta de novo traçado”, na sequência dos protestos, em abril, dos moradores e empresários com lojas na Rua Vitorino Fróis, que apresentaram uma queixa ao Ministério Público por considerarem existir violação de regras urbanísticas, nomeadamente por retirar lugares de estacionamento junto aos imóveis.

O vereador da regeneração urbana, Hugo Oliveira, revelou que na altura solicitou a suspensão dos trabalhos tendo em vista a necessidade de averiguar a classificação da área do loteamento em causa.

Tendo em conta que os proprietários informaram que o terreno onde iria passar a ciclovia resultava de uma operação de loteamento, solicitou o processo aos serviços e conjuntamente com os funcionários do Município verificou que “o terreno resulta de uma área de cedência para o domínio público do Município com indicação de lugares de estacionamento no âmbito de operação urbanística, pelo que inviabiliza a passagem da ciclovia pelo terreno, uma vez que só era possível se a maioria dos proprietários concordasse com tal”.

Foi contactado o projetista por forma a fazer uma proposta de novo traçado que “não colida com o impedimento descrito”.

O vereador Luís Patacho, do PS, fez notar que os moradores “não tiveram conhecimento prévio das obras relativas à construção da ciclovia”, chamando a atenção da Câmara que os munícipes “devem ser informados previamente das obras a realizar pelo Município, bem como dos constrangimentos ou das soluções alternativas propostas.

O autarca referiu que, aquando da aprovação deste projeto, a Câmara concordou criar bolsas de estacionamento nas traseiras dos prédios, a fim de colmatar os lugares de estacionamento que iriam ser suprimidos, contudo, as obras iniciaram-se sem a concretização desta alternativa ao estacionamento ou de outra que resolva os problemas dos moradores e lojistas, que não aceitam a solução de estacionamento junto ao Cencal.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.