Campanha sensibiliza para o não abandono de animais de companhia

O Município do Cadaval tem em marcha uma campanha de sensibilização junto da população, em articulação com a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O intuito é o de evitar a reprodução excessiva dos animais de companhia, reduzindo assim o abandono e os subsequentes problemas de saúde pública.

A campanha sustenta-se na divulgação de cartazes em todas as freguesias, na difusão de um vídeo promocional nas redes sociais e na distribuição de folhetos informativos pelas escolas e serviços de atendimento locais.

O objetivo é sensibilizar para o problema da sobrepopulação de cães e gatos e para a tomada de consciência cívica de todos os que têm animais de companhia para a importância da esterilização.

“A esterilização de animais é um ato de responsabilidade, dado que impede a reprodução dos animais, trazendo, paralelamente, inúmeros benefícios à sua saúde, quer em cães como em gatos de ambos os sexos. Esterilizar reduz a agressividade, proporciona uma vida mais longa aos animais de estimação, reduz o abandono e a superpopulação. Diminui, por outro lado, o risco de cancro uterino e mamário, nas fêmeas, e de cancro testicular, nos machos”, refere a autarquia.

No âmbito das campanhas de esterilização de cães e gatos de companhia promovidas pela DGAV, o Município do Cadaval realizou, nos últimos dois anos, através de colaboração com a Associação Protetora de Animais do Cadaval, a esterilização de um total de 75 animais.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.