Chalaças são doces de natal de Teresa Henriques

A palavra chalaça no dicionário português não tem um significado concreto, mas pelos seus sinónimos conseguimos perceber que é utilizada para definir uma piada ou uma graça. Na família Henriques, quando se fala em chalaças, o pensamento é outro. Remete automaticamente para um doce típico e para a época festiva mais especial do ano: o natal.

A palavra chalaça no dicionário português não tem um significado concreto, mas pelos seus sinónimos conseguimos perceber que é utilizada para definir uma piada ou uma graça. Na família Henriques, quando se fala em chalaças, o pensamento é outro. Remete automaticamente para um doce típico e para a época festiva mais especial do ano: o natal.

É um doce que exige algumas horas de confeção, pois tem várias etapas até estar finalizado. Por essa razão, só o faz nesta época. O mais difícil é esperar 365 dias para o devorar, mas quando está pronto a servir, são poucas horas que sobrevivem. Todos adoram! É aquele doce viciante que nunca enjoa, só querem mais, mais e mais.

Teresa Henriques, que reside nas Caldas da Rainha e é coordenadora pedagógica da Academia Profissional de Cake Design, recebeu esta receita de uma senhora que vivia na zona do Seixal, na Lourinhã, que partilhou com ela. Desde então, todos os anos este doce típico de natal não falta na sua casa.

Grosso modo, a primeira tarefa é preparar a massa e deixá-la descansar. De seguida, a massa tem de ser esticada, várias vezes, de maneira a recortar tiras semelhantes com a mesma espessura. Assim que as tiras são recortadas têm de ser enroladas nos dedos de maneira a formar uma espécie de laço. Com todos os laços formados e o óleo bem quente, está na hora de as fritar, uma de cada vez, calmamente, para não se queimarem.

Por fim, e a etapa mais morosa, a que contém o segredo. É necessário preparar uma calda de açúcar. Esta tem de estar no ponto certo para a chalaça ficar verdadeiramente gostosa. É então altura de colocar os laços, retirá-los e deixar arrefecer até serem degustados.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.