Heloísa Apolónia reivindica “um novo e moderno hospital” para as Caldas

A cabeça de lista da CDU pelo distrito de Leiria às próximas legislativas, Heloísa Apolónia, visitou no passado dia 15 o hospital das Caldas da Rainha, destacando que é preciso a “urgente criação de incentivos reais para meios humanos”, nomeadamente médicos e enfermeiros, que, como reconheceu a administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), são “uma das principais carências”, e a necessidade de prosseguir o trabalho de recuperação das instalações e equipamentos.

A cabeça de lista da CDU pelo distrito de Leiria às próximas legislativas, Heloísa Apolónia, visitou no passado dia 15 o hospital das Caldas da Rainha, destacando que é preciso a “urgente criação de incentivos reais para meios humanos”, nomeadamente médicos e enfermeiros, que, como reconheceu a administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), são “uma das principais carências”, e a necessidade de prosseguir o trabalho de recuperação das instalações e equipamentos.

Acompanhada pelo candidato local Henrique Fialho e por dirigentes nacionais e regionais do PCP, a antiga deputada de “Os Verdes” deu assim início a um programa específico de pré-campanha dedicado à “defesa da saúde e salvação do Serviço Nacional de Saúde”, tendo como primeira visita o hospital das Caldas da Rainha, onde efetuou uma ação de contacto e sensibilização para o voto no partido, com utentes desta unidade hospitalar, bem como se reuniu com a administração do CHO.

Após a reunião, Heloísa Apolónia, que repete a sua candidatura por Leiria, círculo pelo qual não foi eleita há dois anos, destacou que “este é um centro hospitalar com grandes carências e onde a CDU reivindica há muito tempo um novo e moderno hospital, que consiga dar respostas àquelas que são as necessidades de 300 mil utentes que necessitam destes serviços de saúde”, projeto esse que “tem tardado” e que “ainda não passou de declarações de intenções, como o demonstra o facto de o Orçamento do Estado para 2022 não contemplar verbas para a construção do novo hospital”.

Apesar disso, a candidata afirmou que “esta luta continuará a ser uma revindicação absoluta pelas forças da coligação na Assembleia da República”, bem como a defesa urgente de financiamento para meios humanos, nomeadamente médicos e enfermeiros, que, como reconheceu a administração do CHO são “uma das principais carências”.

No que diz respeito à contratação de profissionais, a candidata da CDU afirmou que “há uma carência de médicos e enfermeiros neste hospital, verificando-se um cansaço enorme daqueles profissionais, que dão tudo no Serviço de Urgências para que as coisas corram pelo melhor”.

Além de defender a construção de um novo hospital, Heloísa Apolónia considerou importante a manutenção das infraestruturas atualmente existentes, sendo “fulcrais para uma política de proximidade nos cuidados de saúde”. “A degradação dos espaços também tem impacto na dificuldade de contratação de profissionais para aqui”, sublinhou a candidata, adiantando que “tudo isto está relacionado”. “Não podemos continuar a funcionar em contentores, com espaços completamente degradados. Temos de dar a dignidade e a assistência que as pessoas precisam”, frisou a antiga deputada.

A CDU reivindica também a “criação de incentivos reais” para que os profissionais de saúde se fixem no SNS.

Para a antiga deputada, “o círculo eleitoral de Leiria não tem tido voz persistente, convincente e reivindicativa no parlamento”, e por isso decidiu recandidatar-se para que “o círculo possa ter essa voz reivindicativa e que estes problemas possam ter uma expressão permanente no parlamento, de modo a terem mais facilmente respostas”.

“Infelizmente, não tem sido essa postura dos deputados do distrito”, salientou a candidata, que tem como objetivo o reforço da CDU no distrito nestas eleições, para ter um deputado pelo distrito na Assembleia da República, pois “quanto mais força nós tivermos, mais poder reivindicativo haverá dentro do parlamento”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.