O Desporto como fator de desenvolvimento e crescimento pessoal

São inúmeras as razões que nos motivam a praticar desporto.

São inúmeras as razões que nos motivam a praticar desporto.

Individualmente ou coletivamente, cada um segue os seus gostos, dentro das suas possibilidades, procurando localmente “o tal clube” onde se pratica a modalidade que se quer seguir.

Não raras vezes, muitos dos jovens têm modelos que conheceram nos diversos meios da comunicação social, em fases finais de Jogos Olímpicos, os mais emblemáticos,ou ainda em Campeonatos Mundiais, onde se observam atletas de Elite.

Consegue-se chegar a este nível de performance quem consegue ser disciplinado ou educado de forma regular, alguns desde tenra idade, de forma persistente e focado no seu objetivo.

No caso do voleibol, modalidade bastante exigente do ponto de vista técnico desde o nível inicial ao nível avançado, cabe ao treinador trabalhar bem essas metas em termos coletivos e individuais e, ter os seus objetivos criteriosamente definidos para os seus atletas. Estes objetivos deverão ser simples, claros, não os colocando demasiado alto de forma que eles sejam inalcançáveis e fazendo com que o atleta desista precocemente, mas sim de forma que estes consigam ter êxito e alcancem a pouco e pouco o nível “Galático”, quais Ronaldos ou Messi’s do voleibol.

Percebem assim, os jovens atletas, as dificuldades, tendo que trabalhar diariamente de forma a conquistar e obter o estrelato, sendo que, dificilmente, no desporto se tem sucesso e reconhecimento sem ser fruto do seu trabalho.

Para se vencer neste meio, bastante competitivo e complexo, o atleta terá que se disciplinar com algumas coisas fundamentais tais como: o empenho ou trabalho físico, alimentação e o descanso. Nada se consegue sem estes três pontos.

No caso das modalidades coletivas, a cordialidade, o respeito pelos colegas, a socialização e o “partilhar”, ajudará a moldar e a formar a personalidade do jovem atleta futuramente de forma a ter ou não êxito no desporto.

Também na Sociedade em que vivemos, partilhamos espaços, relacionamo-nos no trabalho, em prol de um bem comum à organização que representamos, tirando o melhor partido de todos de acordo com a especificidade de cada um.

O desporto, ajuda assim a formar na Sociedade onde vivemos, verdadeiros Homens que de que a própria Sociedade necessita, incutindo desde o início da formação dos jovens atletas regras e disciplina que os ajudará a traçar e a guiar o seu caminho tornando o Mundo um local melhor para viver.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.