Edifício administrativo é principal investimento camarário

A Câmara do Cadaval vai ter um orçamento de 14,7 milhões de euros para 2022, valor superior em 200 mil euros ao do ano passado.

A Câmara do Cadaval vai ter um orçamento de 14,7 milhões de euros para 2022, valor superior em 200 mil euros ao do ano passado.

As prioridades passam por concluir a reabilitação das antigas oficinas municipais e zona envolvente (inscritos 700 mil euros para um investimento total de 1,3 milhões de euros) e as obras de conservação e valorização da Real Fábrica do Montejunto (700 mil de 1 milhão de euros), bem como a execução das intervenções de valorização do património natural e cultural da Serra do Montejunto (135 mil euros).

A autarquia tem também previstas verbas para a conclusão da construção do edifício administrativo no Parque de Serviços Urbanos (100 mil euros de 2 milhões de euros), para a habitação social (333 mil euros), para a construção do gatil intermunicipal (119 mil euros de 300 mil) e para a reabilitação do mercado municipal (300 mil euros).

O município prevê uma diminuição de despesa de capital, de 5,1 milhões de euros para 4,6, “em virtude de se encontrarem executadas quase na totalidade as obras comparticipadas pelo atual quadro comunitário”, é justificado no documento, revela a agência Lusa.

Verifica-se um aumento das despesas com bens de consumo e gastos com pessoal, passando de 4,4 para 4,7 milhões de euros).

Prevê-se a manutenção das receitas dos impostos diretos (2,4 milhões de euros).

Os valores a arrecadar com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverão subir de 1,4 para 1,5 milhões, o que levou o município a aprovar uma redução da taxa de IMI a aplicar sobre os prédios urbanos de 0,375% para 0,365% – o limite mínimo legal é de 0,3 e o máximo de 0,45%.

Também é expectável uma subida das receitas do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), de 485 mil euros para 509 mil euros, e do IRS de 329 mil euros para 352 mil euros, o que também explica a redução da participação do município de 4% para 3,75% na arrecadação do imposto.

Na Assembleia Municipal houve 17 votos a favor (PSD), 10 contra (PS) e uma abstenção (CDU).

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.