Apreendidos tubarões anequins por pesca proibida

Dois tubarões anequins, com cerca de 120 quilos, foram apreendidos a um operador económico, no porto de pesca de Peniche, no dia 29 de dezembro, uma vez que estava proibida a captura de qualquer exemplar desta espécie, no Oceano Atlântico, desde o dia 22 de setembro até ao final do ano.

Dois tubarões anequins, com cerca de 120 quilos, foram apreendidos a um operador económico, no porto de pesca de Peniche, no dia 29 de dezembro, uma vez que estava proibida a captura de qualquer exemplar desta espécie, no Oceano Atlântico, desde o dia 22 de setembro até ao final do ano.

A apreensão aconteceu no âmbito de uma ação de fiscalização realizada pelo Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche da GNR.

Foi elaborado um auto de contraordenação a um homem de 78 anos que estava na posse do pescado.

No seguimento de fiscalizações efetuadas durante a madrugada dos dias 27 e 28 de dezembro, numa praia do concelho de Peniche, a GNR identificou três homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 62 anos, por exercerem pesca sem licenciamento profissional, tendo sido apreendidas três artes de pesca, denominadas por palangre, as quais são apenas permitidas para o uso da pesca profissional. Foram também apreendidos 20 quilos de robalo.

A ação culminou na elaboração de três autos de contraordenação, tendo o pescado apreendido sido submetido ao regime de primeira venda em lota.

A GNR recorda que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.