Onda solidária permite montar bicicleta BMX para jovem ucraniano

A onda solidária da comunidade de praticantes de BMX, liderada por Luís Boal, permitiu que um jovem ucraniano conseguisse uma bicicleta para poder desenvolver o seu talento no Skate Park das Caldas da Rainha, depois de ter vindo residir para a região com a mãe, em fuga da guerra no seu país.

A onda solidária da comunidade de praticantes de BMX, liderada por Luís Boal, permitiu que um jovem ucraniano conseguisse uma bicicleta para poder desenvolver o seu talento no Skate Park das Caldas da Rainha, depois de ter vindo residir para a região com a mãe, em fuga da guerra no seu país.

Em meados de abril deste ano, Luís Boal veio do concelho de Porto de Mós para o Skate Park das Caldas da Rainha e encontrou Andriy, apercebendo-se de uma estranha situação. O jovem refugiado aproveitava as pausas de quem andava a praticar para pedir emprestado a bicicleta para fazer manobras na pista.

“Infelizmente ele é mais um dos que está a sofrer com o que se está a passar na Ucrânia. Com toda esta situação ficou sem bicicleta e veio para Portugal apenas com a mãe. Tem um talento extraordinário que neste momento ficou impedido de praticar por falta de condições financeiras”, descreveu Luís Boal, que costuma fazer demonstrações da modalidade.

“O BMX é união” e foi fazendo jus a este lema que Luís Boal resolveu montar uma BMX e oferecer ao jovem ucraniano, com cerca de vinte anos, que deu nas vistas pelo seu à-vontade com que manuseou a bicicleta.

Reunindo algumas peças antigas que tinha em casa, pediu a quem tivesse mais peças para doá-las e assim montar a bicicleta, o que se tornou possível devido à onda de apoio, após a publicação do apelo nas redes sociais.

“Estou orgulhoso de toda a comunidade do BMX em Portugal. Em menos de quatro horas após ter feito o apelo conseguimos arranjar todas as peças. Não aceitei nenhuma doação monetária. A todos os que se ofereceram para ajudar monetariamente o meu muito obrigado, mas como disse pessoalmente a cada um, não foi preciso, pois com a ajuda de todos conseguimos montar a BMX apenas com doações de peças”, manifestou.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, Andriy disse estar “agradecido do fundo do coração” pela oferta. “Ainda não acredito que agora já posso ir ao Skate Park e levar a minha bicicleta e treinar”, confessou.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.