Centro ecológico do Paul de Tornada há 22 anos a educar

O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada (CEEPT), equipamento de educação ambiental, co-gerido pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), está a celebrar 22 anos de existência.

O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada (CEEPT), equipamento de educação ambiental, co-gerido pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), está a celebrar 22 anos de existência.

“O 22º aniversário deixa-nos, acima de tudo, orgulhosos daquilo que tem vindo a ser feito e motivados para continuar a trabalhar na formação e participação do cidadão em educação ambiental. Ao longo destas últimas mais de duas décadas, temos vindo a dinamizar ações que permitam que a comunidade fique sensibilizada face à importância de preservar e proteger os ecossistemas naturais, com foco na Reserva Natural Local do Paul de Tornada. Em conjunto com os nossos parceiros, já alcançámos grandes feitos”, afirma Teresa Lemos, coordenadora do GEOTA para o CEEPT.
Desde 2009, nove anos depois da inauguração do CEEPT, que a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, cuja área é de 53 hectares, é um espaço de partilha de aprendizagens, observação de espécies, como por exemplo a garça vermelha, a águia pesqueira, e o cágado de carapaça estriada, e conservação, valorização e promoção do património natural, através de atividades e iniciativas de sensibilização e de lazer.
Localizado em Tornada, nas Caldas da Rainha, a Reserva é gerida, de forma partilhada, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o GEOTA e a Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.