Comissão alerta para atrasos nas obras na Linha do Oeste

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) aponta que as obras do troço Meleças/Torres Vedras da linha ferroviária do Oeste estão paradas mas o Ministério das Infraestruturas e Habitação não admite, adiantando apenas que os trabalhos de implantação da via, catenária e sinalização terão início em breve.

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) aponta que as obras do troço Meleças/Torres Vedras da linha ferroviária do Oeste estão paradas mas o Ministério das Infraestruturas e Habitação não admite, adiantando apenas que os trabalhos de implantação da via, catenária e sinalização terão início em breve.

Esta foi a informação que a comissão diz ter recebido na reunião realizada no passado dia 17 com três adjuntos do ministro.
Relativamente ao troço Torres Vedras/Caldas da Rainha, a comissão diz ter sido informada que a consignação da obra ao empreiteiro vencedor deverá ser feita ainda este mês ou no início do próximo mês.
Quanto à localização da sub-estação eléctrica de Runa, que alimentará todo o troço intervencionado, desde Meleças até às Caldas da Rainha, a comissão revela que a Infraestruturas de Portugal continua a estudar as duas alternativas ao local inicial, depois de se ter comprometido perante a população daquela freguesia e dos autarcas na concretização de uma localização diferente da inicialmente prevista.
Para a CPDLO, “os atrasos já registados na execução do projeto de modernização e electrificação da Linha do Oeste impedem que fiquem, mais rapidamente, reunidas as condições para uma melhor oferta do transporte público ferroviário, nas ligações regionais e inter-regionais, para a redução dos custos decorrentes da utilização de material circulante a diesel e do transporte rodoviário coletivo ou individual, designadamente nas ligações entre os grandes centros urbanos, e para a diminuição dos níveis de poluição”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.