1600 praticantes de seis países no FootMania das Caldas da Rainha

Entre 22 de junho e 3 de julho, Caldas da Rainha acolhe cerca de 1600 crianças e jovens, oriundos de seis países, de quatro continentes, para participar na segunda edição caldense do Torneio FootMania.

Entre 22 de junho e 3 de julho, Caldas da Rainha acolhe cerca de 1600 crianças e jovens, oriundos de seis países, de quatro continentes, para participar na segunda edição caldense do Torneio FootMania.

Organizado pela ADDE – Associação para o Desenvolvimento do Desporto e Educação, em parceria com as Câmaras Municipais de Caldas da Rainha e Óbidos, o Footmania é um torneio internacional de futebol juvenil que começou por se realizar em Torres Vedras em 2014 e que em 2019 teve a sua primeira edição nas Caldas da Rainha.
Interrompido durante dois anos por causa da Covid-19, o torneio volta a realizar-se nas Caldas da Rainha com a participação de 100 equipas de 42 clubes, oriundos de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Coreia do Sul, Espanha e Países Baixos.
De 22 a 26 de junho o torneio foi dedicado aos escalões Sub-10, Sub-11, Sub-12 (futebol de 7) e Sub-13 (futebol de 11). De 29 de junho a 3 de Julho participam os Sub-14, Sub-15 e Sub-17 (futebol de 11).
Os jogos realizam-se nos campos de Futebol Luís Duarte (Complexo Desportivo Municipal de Caldas da Rainha), Campo da Mata, Campo da Quinta da Boneca, Campo do Nadadouro e Campo do Estádio Municipal de Óbidos.

Solidariedade com refugiados ucranianos

Tendo em conta a visibilidade que este evento desportivo gera e o número de jovens participantes de vários países, a organização promove a Campanha Footmania Solidário, que este ano tem como principal objetivo a integração dos refugiados ucranianos.
A angariação de meios e serviços que está a ser realizada no âmbito desta campanha reverterá para o Gabinete de Apoio aos Refugiados, criado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
A campanha pretende promover a coesão e a inclusão social dos refugiados ucranianos através do desporto em geral e, em particular, através do Torneio Footmania Caldas da Rainha.
A angariação de meios pretende possibilitar o acesso de refugiados ucranianos à prática desportiva, favorecendo a consciencialização de como o desporto constitui ferramenta para o empoderamento social.
Por outro lado, pretende-se criar um espaço de expressão e manifestação de responsabilidade social e da sua eficiente governação pela integração sustentável de ações do primeiro, segundo e terceiro setores sociais, envolvendo organizações públicas, empresas e associações e entidades de solidariedade social sem fins lucrativos.
A campanha está integrada no programa “Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022” e conta com parcerias institucionais de organizações desportivas com responsabilidade nacional (Comité Olímpico de Portugal, Instituto Português do Desporto e da Juventude e Federação Portuguesa de Futebol).
Faz também parte da campanha um trabalho conjunto com a Embaixada da Ucrânia em Portugal, o Alto Comissariado para as Migrações, o Conselho Português para os Refugiados e a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Cerimónia de abertura

Caldas da Rainha recebeu no passado dia 22 a cerimónia de abertura do evento. Houve um desfile dos participantes entre o Parque D. Carlos I e a Câmara Municipal, tendo sido apresentados na escadaria dos Paços do Concelho.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.