Medidas preventivas dos fogos rurais e florestais

Este ano têm havido muitos incêndios rurais e florestais no norte do distrito de Leiria, tendo a zona a sul sido um pouco mais poupada. Ainda assim têm sido registadas diversas ocorrências. As corporações do distrito têm igualmente sido chamadas para apoiar outros pontos do país afetados.

Este ano têm havido muitos incêndios rurais e florestais no norte do distrito de Leiria, tendo a zona a sul sido um pouco mais poupada. Ainda assim têm sido registadas diversas ocorrências. As corporações do distrito têm igualmente sido chamadas para apoiar outros pontos do país afetados.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, existem medidas preventivas dos fogos que devem ser cumpridas pelas populações.

É proibido fazer queimadas nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo e é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

Não é permitido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, e deve-se evitar o uso de grades de discos.

É também proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

A evolução do perigo de incêndio para os próximos dias está disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos corpos de bombeiros.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.