Festa em Pragança com romaria de madrugada

Feira, bar de shots, tasquinha, quermesse, bailes e dj’s, procissão, vacada e até uma romaria de madrugada animaram a aldeia de Pragança, na Serra de Montejunto, no Cadaval, entre 5 e 8 de agosto. Tratou-se da Festa de Nossa Senhora das Neves.

Feira, bar de shots, tasquinha, quermesse, bailes e dj’s, procissão, vacada e até uma romaria de madrugada animaram a aldeia de Pragança, na Serra de Montejunto, no Cadaval, entre 5 e 8 de agosto. Tratou-se da Festa de Nossa Senhora das Neves.

5 de agosto foi o dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Montejunto, tendo sido realizada missa no santuário, seguida de procissão.

No último dia da festa teve lugar uma romaria de madrugada com início na aldeia de Pragança e fim no cimo da Serra de Montejunto, no santuário, ao som de Toc’Andar em cima de um atrelado puxado por um trator até ao nascer do sol, cumprindo assim a tradição de após os festejos ir a pé à capela agradecer à padroeira terem corrido bem.

“Com o passar dos tempos começaram a levar bebida e farnel. Depois já havia música. Começou por ser um trator com um reboque todo produzido com som e pinga para a malta. Ganhou dimensão e agora temos o Toc’Andar”, explicaram Paula Marques e Patrícia Pereira, da comissão de festas.

A caminhada dura algumas horas, porque a distância de cerca de cinco quilómetros é feita a dançar, beber e comer. No final os resistentes ainda foram algumas dezenas, que junto à capela viram a luz do dia substituir a noite.

No capítulo da animação musical houve atuações de Bico D’Obra, Made in Music, Belito Campos acompanhado pelo duo DM Music, P*ta da Loucura – Music Project e Toc’Andar, para além dos djs Escuta, LS e EX, da Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança e de Jorge Nice. As entradas eram livres e o arraial registou uma grande afluência.

Chanfana foi o prato principal da tasquinha, mas não faltaram outras atrações gastronómicas.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.