Vereadores do PSD querem aumentar devolução do IRS

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal  das Caldas da Rainha apresentaram uma proposta  para devolução do IRS aos munícipes de 4% (o  máximo é 5%), justificando com o “contexto socio-económico vigente, que proporciona muitas dificuldades às famílias”.

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal  das Caldas da Rainha apresentaram uma proposta  para devolução do IRS aos munícipes de 4% (o  máximo é 5%), justificando com o “contexto socio-económico vigente, que proporciona muitas dificuldades às famílias”.

“Em primeiro lugar fomos confrontados com a pandemia Covid-19 que paralisou a economia, o que fez empobrecer o país e naturalmente o nosso concelho. A pós-pandemia e agora as consequências da Guerra da Ucrânia estão a provocar uma espiral inflacionista como não se assistia há pelo menos três décadas”, apontaram Tinta Ferreira, Hugo Oliveira e Maria João Domingos.

Para os autarcas do PSD, “os aumentos salariais ficam aquém do valor da inflação, o que consubstancia uma perda de poder de compra significativa dos portugueses”.

Nos últimos anos a devolução de IRS nas Caldas tem sido de 2%, mas o PSD vincou que se vive “uma situação excecional”.

No mesmo contexto propuseram que a derrama às empresas seja reduzida em um terço, ou seja, para 33% (atualmente as empresas com faturação superior a 150 mil euros pagam metade da derrama, a não ser estejam isentas temporariamente por mudarem a sede para o concelho e criarem postos de trabalho).

As propostas vão ser votadas na próxima reunião do executivo camarário.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.