Câmara vai devolver metade do IRS que podia reter aos caldenses

Foi aprovada, em reunião da Câmara Municipal das Caldas da Rainha na passada segunda-feira, uma proposta apresentada pelo vereador do PS, Luís Patacho, que vai levar a que o Município devolva mais 0,5% de IRS aos caldenses, a vigorar em 2023.

Foi aprovada, em reunião da Câmara Municipal das Caldas da Rainha na passada segunda-feira, uma proposta apresentada pelo vereador do PS, Luís Patacho, que vai levar a que o Município devolva mais 0,5% de IRS aos caldenses, a vigorar em 2023.

Até aqui a Câmara Municipal retinha para si 3% e devolvia aos caldenses 2%. No próximo ano passará a reter 2,5%, devolvendo a outra metade do máximo de 5%.

De acordo com o socialista, esta medida “terá um impacto estimado nas contas da Câmara de aproximadamente 250 mil euros”.

“Desde 2017 que esta proposta do PS de redução do IRS vinha a ser apresentada, tendo conhecido, finalmente, o seu reconhecimento”, indicou Luís Patacho.

Para o autarca justifica-se esta proposta “uma vez que, com uma guerra com repercussões à escala global, com consequências sobre a economia mundial, pressionando especialmente o preço da energia (gás e eletricidade), combustíveis e preços das matérias-primas, a que se somam a crise inflacionista e a subida das taxas de juros, com efeitos diretos nas subidas dos valores que as famílias pagam dos seus créditos à habitação, já estamos e continuaremos a assistir nos próximos tempos a uma crise socioeconómica muito significativa da sociedade portuguesa, incluindo, evidentemente, a caldense, o que deve merecer do Município medidas que permitam mitigar essa pressão sobre a vida económico-financeira pessoas, como é o caso da devolução de IRS”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.