Palhaços animaram seniores cadavalenses

Durante o mês de outubro, os idosos institucionalizados do concelho do Cadaval foram surpreendidos com a visita de palhaços nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) onde se encontram.

Durante o mês de outubro, os idosos institucionalizados do concelho do Cadaval foram surpreendidos com a visita de palhaços nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) onde se encontram.

Esta iniciativa surgiu no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, que se assinalou a 1 de outubro.

A divertida atividade foi oferecida pelo Município do Cadaval às IPSS que trabalham na área dos seniores, mas foi dinamizada pela Associação Clowncare, e visa promover a qualidade de vida dos idosos institucionalizados através da arte do palhaço. Estas visitas têm um caráter terapêutico e promovem o bem-estar físico e emocional dos utentes.

As sessões/visitas tiveram lugar nos dias 19, 21, 27 e 28 de outubro, sendo realizadas duas sessões em cada um deles (uma no período da manhã e outra no da tarde). Cada sessão durou cerca de uma hora e foi levada a cabo por dois palhaços (do sexo feminino) com formação para o efeito. As artistas interagiram com os seniores através do brincar, da música e do afeto. Através da imaginação desafiaram os idosos a mover-se, a rir e a cantar, combatendo estados de prostração e depressão.

As IPSS abrangidas na iniciativa fizeram um balanço muito positivo. Apesar de ser uma atividade diferente e fora da normal rotina dos seniores, acabou por ser muito bem recebida pelos mesmos, não só por aqueles que têm alguma mobilidade, mas também para os que se encontram acamados, dado que os palhaços também visitaram e interagiram com estes utentes.

A atividade decorreu cumprindo todas as normas de segurança a que as IPSS estão obrigadas no âmbito da Covid-19, dado que as artistas efetuaram testes antes das sessões e utilizaram sempre máscara no decorrer das mesmas.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.