José Ramalho encenou o Auto da Barca do Inferno

Na noite de 19 de novembro houve teatro vicentino nas ruas da vila do Sardoal, com a estreia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, numa encenação dirigida por José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Na noite de 19 de novembro houve teatro vicentino nas ruas da vila do Sardoal, com a estreia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, numa encenação dirigida por José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O centro histórico desligou a iluminação pública para recriar um ambiente medieval e deixar-se povoar pelas figuras da obra quinhentista que foram ocupando os edifícios públicos num espetáculo-peregrinação, com início na Praça da República, na Câmara Municipal, seguindo para a Cadeia Velha, viajando para a Igreja da Misericórdia e terminando na Igreja Matriz, numa proposta de teatro de atores amadores e profissionais, músicos e videomapping.

O evento inseriu-se na rota Botto, Camões, Gil Vicente e Outros Que Por Cá Passaram – Caminhos Literários | Programação Cultural em Rede, de relevância na promoção do turismo cultural pela multidisciplinaridade da animação artística, estética, arquitetura pública e de marcas identitárias do território do Sardoal.

Promovido pelo Município do Sardoal, o espetáculo envolveu o Grupo de Teatro Getas, o Teatro Figura, a Associação SnowBlack, a Vórtice Dance e a Hochschule Mainz | University of Applied Sciences.

O Auto da Barca do Inferno foi visto por mais de 500 pessoas, que ocuparam as ruas do Sardoal, numa evocação do mestre Gil Vicente, que inúmeras vezes esteve nas Caldas da Rainha e aqui estreou em 1504 o Auto de S. Martinho na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.