Comunidade trans fez vigília no Céu de Vidro

Várias dezenas de pessoas juntaram-se no passado dia 20 numa vigília nas Caldas da Rainha, para assinalarem o Dia Internacional da Memória Trans. 

Várias dezenas de pessoas juntaram-se no passado dia 20 numa vigília nas Caldas da Rainha, para assinalarem o Dia Internacional da Memória Trans. 

A ação, convocada pelo coletivo Caldas em Marcha, tinha como objetivo “juntar a comunidade num dia de luto e de luta, lembrando as vidas perdidas nas mãos de violência transfóbica”, referiu a organização.

Ao final de tarde, no Céu de Vidro, no parque D. Carlos I, houve uma intervenção musical de Nëss e da poetisa Diana Cobra Luz. Na sala ao lado, foi organizada e esteve aberta para visita uma exposição com obras de vários artistas trans, nomeadamente Ana Batista, Inês Ribeiro, Jade Nunes, Sancha, Tomi Ezra e Venus Narciso. Antes realizou-se uma oficina de cartazes.

A ação terminou com um minuto de silêncio “pelas vidas trans perdidas neste último ano”, e foi deixada a mensagem de sempre: “Continuamos em perigo e os direitos por agarrar são todos. Seguimos em força pela defesa da vida trans”. 

Para o coletivo Caldas em Marcha, “é um dia no qual é impossível esquecer que a luta pelas nossas vidas e direitos é vital à nossa existência, ameaçada todos os dias por um sistema que nos quer condenar à precariedade, à violência, à morte e ao esquecimento. Não aceitamos e não esquecemos”.

Citando o “Trans Murder Monitoring” e um estudo que aponta “327 pessoas assassinadas”, quem se manifestou garantiu que as suas mortes “não serão em vão”. 

“Saímos às ruas porque não esquecemos as vidas tiradas a tantas pessoas trans. Queremos marcar a sua presença através da nossa presença. Da presença de todos os nossos corpos – em luto, mas vivos, resilientes, desobedientes e unidos”, lê-se num manifesto divulgado pela organização.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.