Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

Também traz uma mensagem aos pais e é sobretudo uma “história de amizade, de atenção plena, de preocupação ambiental e de esperança”.

Para Ina Vasques, o lançamento do seu livro foi um momento “lindo e memorável”, que lhe “preencheu o coração”.

Ilustrado por Maria João Leite, “O Pica-Pau da Lagoa de Óbidos” começou a ser escrito em 2001 quando o seu filho tinha cinco anos e depois nunca mais teve tempo para o terminar devido à sua profissão. Há quatro anos, quando resolveu mudar o conceito da sua vida, dedicando-se mais à natureza e ao yoga, estava a mexer em ficheiros e encontrou o livro dedicado ao Diogo e em 2019 terminou a história.

Segundo a autora, no livro deixa uma reflexão aos pais para que “não permitam que o tempo vos tire a possibilidade de desfrutar cada momento”. “Sempre que possam leiam para os vossos filhos, passeiem, brinquem e nos momentos que estão com eles, não estejam em piloto automático, estejam no momento presente, com atenção plena e disponibilidade para os amar, ouvir, sentir e abraçar”, declarou.

A obra pretende criar um momento de partilha entre pais e filhos, ou em ambiente de sala de atividades de pré-escolar.

“O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos” tem um caráter pedagógico, pois é possível acompanhar a narrativa da personagem principal, um menino chamado Diogo que vai “ensinando” aos leitores como se fazem simples posições de yoga e termina com um exercício de mindfulness, para os “pais ou educadores fazerem com as suas crianças”. Esta meditação, segundo a autora, “trará tranquilidade e conforto para enfrentar os seus medos e ansiedades”.

Foi a sua grande amiga, Célia Antunes, mentora do projeto Olha-Te, que tem como missão apoiar doentes oncológicos, que fez a apresentação da autora.

Recordou que conheceu a autora quando ela trabalhava na Infancoop como diretora técnica e admirou “o método de ensino Movimento Escola Moderna” que Ina Vasques levou para a instituição. “Criámos uma ligação e uma grande amizade quando ela veio para o Olha-Te como voluntária”, contou, revelando que a autora em 2013 iniciou um projeto de yogakids para as crianças e familiares de doentes oncológicos e comunidade em geral.

Lembrou ainda que Ina Vasques também é membro do Clube Sorotimista Internacional desde 2015.

“Nesta nossa amizade ouvi sempre com muita atenção e emoção as histórias que a Ina foi contando sobre o seu filho, e este livro é uma dessas histórias que ela criou para o Diogo”, relatou.

Célia Antunes abordou a “nova filosofia de vida da autora, que hoje é professora de yoga e dedica-se ao autoconhecimento de forma muito inspiradora, promovendo o sentido de uma qualidade de vida”. 

Presente na sessão esteve a vereadora da cultura, Conceição Henriques, que chamou a atenção para o título do livro, questionando sobre quantas crianças “hoje sabem o que é um pica-pau”. “Talvez muito poucas”, apontou, referido que é para “trazer às nossas crianças tantas coisas que faziam parte do nosso quotidiano que também servem os livros”.

O evento teve vários momentos musicais com o pianista Gerardo Rodrigues e a cantora Sofia Caetano Miradouro.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.