Nova galeria de arte “Aguarela” quer destacar artistas locais  

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

Localizada na Rua Fonte do Pinheiro 43A, o espaço pretende ser um local de destaque de artistas locais.  

A galeria resulta da paixão pela arte da artista Christiane Maria, de 76 anos, que assina os seus trabalhos como Bakhtawar. É natural do sul da Alemanha, perto dos Alpes, e pinta desde a sua infância.

Nos anos 80 tinha regularmente na Alemanha várias exposições. Foi também naquele país professora universitária em arte-terapia e educação artística.

Atualmente faz pintura abstrata e também se inspira em paisagens e no património das localidades onde viveu e que visitou. Das Caldas já tem várias pinturas do Parque D. Carlos I e dos Pavilhões. 

Bakhtawar viu no espaço onde antes funcionou um café um local ideal para a galeria de arte. “Tem muitas montras, com bastante luz natural”, conta.

O projeto, que promete dinamizar a cultura da cidade, integra também o seu ateliê de trabalho, onde pinta ao vivo.

Está a fazer um catálogo com cerca de 100 obras para dar a conhecer as suas diferentes pinturas.

O espaço destina-se à exposição e à venda das obras expostas, convidando os visitantes a conhecer peças de diferentes artistas. Nos planos da responsável está a divulgação da arte da região com o convite a novos autores.

A exposição de inauguração conta com obras do caldense Casimiro Nascimento, onde o público pode encontrar gravuras em madeira e algumas pinturas à base de aguarelas.

Iniciou os trabalhos de madeira há 30 anos quando foi viver para a Suíça. Dedicava-se às gravuras em madeira e pintura como passatempo, mas chegou a fazer naquele país duas exposições.

Regressou há sete anos às Caldas da Rainha onde continua a dedicar-se à sua “veia artística”.

Considera a “Aguarela” um espaço “excelente” para promover o trabalho dos artistas locais.

galeria 2
Exposição e venda de obras do caldense Casimiro Nascimento

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.