Novo comandante na Escola de Sargentos do Exército

O coronel de infantaria António Pinto de Oliveira foi nomeado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército para ser o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, cargo de que tomou posse em cerimónia realizada no passado dia 24. Presidida pelo comandante do pessoal, tenente-general Nunes Henriques, a cerimónia contou […]

O coronel de infantaria António Pinto de Oliveira foi nomeado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército para ser o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, cargo de que tomou posse em cerimónia realizada no passado dia 24.

Presidida pelo comandante do pessoal, tenente-general Nunes Henriques, a cerimónia contou com a presença do diretor de formação do Exército, major-general Maia Pereira, bem como com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, e da vereadora da Cultura, Educação e Juventude, Conceição Henriques, em representação do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, entre outras entidades civis e militares.

sargentos2
 Foi entregue ao comandante o estandarte nacional

A cerimónia constou da assinatura do termo de posse de comando, a entrega ao comandante do estandarte nacional à guarda da ESE e a imposição do escudo de armas da escola, atos que simbolizam a entrada do coronel Pinto de Oliveira nas novas funções.

Após a cerimónia, o comandante recebeu, na Sala de Honra, a apresentação de cumprimentos dos militares e civis que servem na ESE, através de representações dos oficiais, sargentos, praças, professores, alunos e funcionários civis. 

Na sua alocução de apresentação, no Auditório 2.º Sargento José Paulo dos Santos, o comandante realçou a “honra” que lhe foi dada ao ser nomeado para comandar a ESE, não esquecendo as responsabilidades que advêm do cargo que agora exerce, “por ser esta a escola de formação inicial e contínua de todos quantos escolhem a categoria de sargentos para servir o Exército e Portugal”.

Pinto de Oliveira nasceu no Barreiro, em 1968. Terminou o Curso de Infantaria da Academia Militar em 1995, possui o Mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Infantaria e ao longo da sua carreira desempenhou funções de comando, de Estado-Maior e de docência em diversos aquartelamentos e unidades.

Na Escola Prática de Infantaria foi comandante de pelotão dos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Praças, comandante de pelotão de Morteiros Pesados, comandante de pelotão no Batalhão de Infantaria Mecanizado, comandante de várias companhias de instrução e comandante de Batalhão de Formação.

Nas funções de Estado-Maior foi adjunto do comandante do II Batalhão de Instrução na Escola Prática de Infantaria, ajudante-de-campo no Gabinete do Chefe de Estado-Maior do Exército, coordenador de área na Repartição de Recursos Materiais e Infraestruturas e da Repartição de Instrução da Divisão de Recursos no Estado-Maior do Exército, delegado do Exército na NATO, assessor do comandante no Gabinete de Estudos e Planeamento na Academia Militar, e chefe da Secção de Planeamento e Relações Públicas e chefe do Gabinete de Apoio ao Comando em suplência na Escola das Armas.

Na Escola Prática de Infantaria foi instrutor de Tática do TPO e CFS QP, diretor do Tirocínio para Oficial de Infantaria, adjunto para as Operações e chefe do Gabinete de Tática e Técnica de Estado-Maior. Na Academia Militar, foi diretor dos Cursos de Infantaria, professor regente de Tática de Infantaria I e II, e chefe da Secção de Organização, Tática e Logística.

Da sua experiência profissional faz parte ainda a participação na missão do 3.º Batalhão de Infantaria Motorizado da SFOR II no teatro de operações da Bósnia Herzegovina, onde foi comandante de pelotão. Entre outras missões, esteve no teatro de operações do Afeganistão e de Timor-Leste, e foi assessor de projetos formativos em São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola.

Da sua folha de serviços constam 16 condecorações e 12 louvores, dos quais um concedido pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, três concedidos pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, quatro por outros oficiais generais e quatro por outras entidades militares.

É casado e tem dois filhos.  

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.