emissão em direto

Escritor apresenta livro que aborda a morte e a perda

O escritor Nuno Garcia Lopes vai apresentar no próximo sábado, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré, o seu livro “Os balões que me ensinaram a voar”, numa sessão aberta ao público em geral. Criado a pensar no público infantil, este livro rapidamente começou a conquistar gente de todas as idades, partindo de […]

O escritor Nuno Garcia Lopes vai apresentar no próximo sábado, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré, o seu livro “Os balões que me ensinaram a voar”, numa sessão aberta ao público em geral.

Criado a pensar no público infantil, este livro rapidamente começou a conquistar gente de todas as idades, partindo de uma história verdadeira para falar sobre a morte e a forma de lidar com a ausência de alguém.

A história é a de Lena, como a conheciam as muitas dezenas de crianças que ao longo de uma década ajudou a crescerem harmoniosamente no ATL da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, em Tomar. Animadora daquele espaço, de que foi uma das principais responsáveis pela instalação, foi vítima de síndrome de Evans, uma doença rara auto-imune, só diagnosticada muito tardiamente.

Nuno Garcia Lopes e Helena Marques casaram em 1999, no mesmo dia em que publicaram um livro em comum, “O sonolento hábito das casas”, com poemas dele e fotografias dela. O propósito de a homenagear, no dia em que completaria 50 anos, levou-o à criação de uma obra com a colaboração da ilustradora Sara Brito e da designer Sylvie Lopes.

O livro, cuja 1ª edição esgotou rapidamente, é uma publicação conjunta da Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania e da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira.

A literatura infanto-juvenil é uma componente importante da obra literária de Nuno Garcia Lopes, que é também contador de histórias com presença regular em bibliotecas e escolas.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.