Os grupos de forcados amadores das Caldas da Rainha e de Montemor venceram o concurso de pegas realizado na manhã do passado dia 8 na praça de Santo Aleixo (Monforte), ganhando assim os dois lugares disponíveis no festival taurino que decorreu à tarde.
Os desafios propostos aos 21 grupos de forcados concorrentes incluíam sorte de gaiola, pega de caras e uma cernelha, a realizar em cinco minutos.
Após uma boa prestação de António “Bala” na sorte de gaiola, Salvador Serrenho na pega de caras, Francisco Calisto e Muñoz na cernelha, o grupo caldense foi um dos vencedores, juntamente com os forcados de Montemor, em igualdade de pontos.
A corrida da tarde contou com os cavaleiros João Moura, Francisco Cortes, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Francisco Maldonado Cortes (a prestar provas para cavaleiro praticante), e com cinco novilhos toiros das ganadarias Sommer D-andrade, Murteira Grave, Gregório de Oliveira, São Martinho e Irmãos Moura Caetano.
Coube em sorte o segundo e o quarto toiro da tarde ao Grupo de Forcados das Caldas da Rainha. A primeira pega coube ao forcado Francisco Calisto que, com calma e sapiência, esteve bem à frente do toiro, percebendo o momento de carregar e recuar, e com uma boa reunião se fechou para que o resto do grupo ajudasse em conformidade, concretizando assim uma boa pega com um toiro da ganadaria Sommer D-Andrade à primeira tentativa, toiro esse que se apresentou com um peso e tamanho muito simpático para um novilho.
O segundo e último da tarde para os caldenses foi um toiro da ganadaria São Martinho, um pouco mais pequeno que o primeiro, mas também com boa apresentação. Foi pegado pelo jovem forcado Salvador Serrenho, também à primeira tentativa.
O toiro teve uma arrancada solta e após uma boa reunião desviou-se ligeiramente para a direita, mas o primeiro ajuda e o resto do grupo compensaram bem o forcado da cara, de forma a fechar o intento.
Foi um bom início de temporada (primeira corrida) para o Grupo de Forcados das Caldas da Rainha, que celebra esta temporada 30 anos de existência.
