emissão em direto

Forcados vencem concurso de pegas

Os grupos de forcados amadores das Caldas da Rainha e de Montemor venceram o concurso de pegas realizado na manhã do passado dia 8 na praça de Santo Aleixo (Monforte), ganhando assim os dois lugares disponíveis no festival taurino que decorreu à tarde.

Os grupos de forcados amadores das Caldas da Rainha e de Montemor venceram o concurso de pegas realizado na manhã do passado dia 8 na praça de Santo Aleixo (Monforte), ganhando assim os dois lugares disponíveis no festival taurino que decorreu à tarde.

Os desafios propostos aos 21 grupos de forcados concorrentes incluíam sorte de gaiola, pega de caras e uma cernelha, a realizar em cinco minutos.

Após uma boa prestação de António “Bala” na sorte de gaiola, Salvador Serrenho na pega de caras, Francisco Calisto e Muñoz na cernelha, o grupo caldense foi um dos vencedores, juntamente com os forcados de Montemor, em igualdade de pontos.

A corrida da tarde contou com os cavaleiros João Moura, Francisco Cortes, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Francisco Maldonado Cortes (a prestar provas para cavaleiro praticante), e com cinco novilhos toiros das ganadarias Sommer D-andrade, Murteira Grave, Gregório de Oliveira, São Martinho e Irmãos Moura Caetano.

Coube em sorte o segundo e o quarto toiro da tarde ao Grupo de Forcados das Caldas da Rainha. A primeira pega coube ao forcado Francisco Calisto que, com calma e sapiência, esteve bem à frente do toiro, percebendo o momento de carregar e recuar, e com uma boa reunião se fechou para que o resto do grupo ajudasse em conformidade, concretizando assim uma boa pega com um toiro da ganadaria Sommer D-Andrade à primeira tentativa, toiro esse que se apresentou com um peso e tamanho muito simpático para um novilho.

O segundo e último da tarde para os caldenses foi um toiro da ganadaria São Martinho, um pouco mais pequeno que o primeiro, mas também com boa apresentação. Foi pegado pelo jovem forcado Salvador Serrenho, também à primeira tentativa.

O toiro teve uma arrancada solta e após uma boa reunião desviou-se ligeiramente para a direita, mas o primeiro ajuda e o resto do grupo compensaram bem o forcado da cara, de forma a fechar o intento.

Foi um bom início de temporada (primeira corrida) para o Grupo de Forcados das Caldas da Rainha, que celebra esta temporada 30 anos de existência.

forcados2
Uma das pegas

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.