Capas de Santa-Bárbara para discos de Zeca Afonso já tinham sido expostas em 2007

“9 Capas P’ró Zeca” foi o título da exposição que o Teatro da Rainha organizou em 2007, altura em que esteve exposto, pela primeira vez, o acervo de José Santa-Bárbara a partir dos trabalhos realizados para Zeca Afonso, pelo que a mostra que está patente até 28 de abril na galeria de exposições do CCC das Caldas da Rainha não é inédita, como noticiámos.

“9 Capas P’ró Zeca” foi o título da exposição que o Teatro da Rainha organizou em 2007, altura em que esteve exposto, pela primeira vez, o acervo de José Santa-Bárbara a partir dos trabalhos realizados para Zeca Afonso, pelo que a mostra que está patente até 28 de abril na galeria de exposições do CCC das Caldas da Rainha não é inédita, como noticiámos.

Em 2007, o Teatro da Rainha organizou o evento “Fura, Fura”, um tributo a Zeca Afonso, do qual fez parte essa exposição.

Já a mostra de 2023 é organizada pelo núcleo das Caldas da Rainha da Associação José Afonso (AJA) e faz parte do programa cultural “O que faz falta”.

Nesta mostra, com a curadoria de Abel Rosa, podem ser vistos os materiais gráficos originais de José Santa-Bárbara para os discos do poeta e cantor, de quem foi amigo, desde os estudos que deram origem às capas às faturas que passou pelos trabalhos realizados. Os discos, em vinil, incluem versões nacionais e internacionais.

Como estamos em abril, o curador fez ainda questões de incluir nesta exposição capas criadas pelo artista caldense para outros cantores de intervenção. “As duas músicas do 25 de abril têm capa deste senhor”, disse, referindo-se a “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, e “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.

Até maio está prevista uma série de eventos à volta da obra do artista que teve uma grande ligação com as Caldas da Rainha. A programação do primeiro semestre encerra com o concerto “Zeca e os poetas” e a mesa-redonda “A música de José Afonso no seu tempo e na atualidade”, com Rui Vieira Nery, a 27 de maio, no pequeno auditório do CCC.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.