emissão em direto

Concurso de Vinhos Engarrafados

A qualidade de 34 vinhos foi posta à prova no Concurso de Vinhos Engarrafados, uma iniciativa inserida no 38.º Festival do Vinho Português e 28.ª Feira Nacional da Pera Rocha.

A qualidade de 34 vinhos foi posta à prova no Concurso de Vinhos Engarrafados, uma iniciativa inserida no 38.º Festival do Vinho Português e 28.ª Feira Nacional da Pera Rocha.

As provas decorreram a 1 e 2 de agosto, nas instalações da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, sob a coordenação do enólogo José António Fonseca.

A tonalidade e limpidez da cor, a harmonia e pureza no olfato, e o corpo e intensidade no palato, foram alguns dos aspetos que os seis provadores do concurso tiveram em consideração para a avaliação dos néctares.

Nos Vinhos Regionais Lisboa Leves, o primeiro prémio foi para Feitores – João Pedro Machado Duarte – Bombarral. O segundo prémio foi em ex-aequo para o Solar da Marquesa (rosado) 2021 – Casa Agrícola Horácio Nicolau – Adão Lobo e para o Sôttal 2022 – Companhia Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O terceiro prémio é para Confraria Moscatel (branco) 2021 – Adega Cooperativa do Cadaval.

Em Vinhos Brancos Regionais, o primeiro prémio é para Carlota (Sauvignon blanc) 2022 – Região Lisboa – Quinta Vale Benfeito – Aldeia Galega da Merceana. O segundo prémio distingue Carlota (moscatel galego) 2022 – Região Lisboa – Quinta Vale Benfeito – Aldeia Galega da Merceana. O terceiro prémio é para Adega de Pegões (colheita selecionada) 2022 – Região Península de Setúbal – Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

Nos Vinhos Tintos Regionais o primeiro prémio é para Troviscal (Grande Reserva) 2017 – Região Lisboa – Quinta do Cerrado da Porta – Sobral de Monte Agraço. O segundo prémio é do Sanguinhal (Touriga Nacional/Petit Verdot) 2019 – Região de Lisboa – Companha Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O terceiro prémio é do Vale Zias (Grande Escolha) 2020 – Região de Lisboa – Fazendas da Estremadura – Cercal (Cadaval).

Nos Vinhos Brancos de Denominação de Origem Controlada, o primeiro prémio é do Confraria Reserva 2020 – DOC Óbidos – Adega Cooperativa do Cadaval. O segundo prémio é do Quinta de São Francisco 2022 – DOC Óbidos – Companhia Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O terceiro prémio é do Empatia 2022 – DOC Alenquer – Adega Cooperativa da Labrugeira.

Nos Vinhos Tintos de Denominação de Origem Controlada, o primeiro prémio é arrecadado é do Quinta de São Francisco 2019 – DOC Óbidos – Companhia Agrícola do Sanguinhal – Bombarral. O segundo prémio é do AV 2019 – DOC Óbidos – Adega Cooperativa da Vermelha. O terceiro prémio é do Empatia 2021 – DOC Alenquer – Adega Cooperativa da Labrugeira.

A entrega dos prémios está marcada para o dia 11 de agosto.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.