Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Carlos Marques disse que são todos “velhos amigos” e já tocam juntos há mais de 20 anos. “Temos quase todos mais de 50 anos e além da forte amizade adoramos criar músicas e fazer concertos”, revelou o músico.
“Numa viagem aos Açores em 2019 pediram-me para escrever duas músicas e como o resultado foi positivo foi aí que pensámos que faria sentido dar asas ao processo criativo e iniciar a produção de originais”, explicou o vocalista.
No entanto, surgiu a pandemia e foi ao longo do período de confinamento que se dedicaram a produzir novas canções.
Lançaram no ano de 2022 o primeiro álbum, denominado “Terroir”. O compositor é Carlos Marques e todos os temas são originais, cantados em português. O estilo musical foca-se na música tradicional portuguesa “mas com outra abordagem, onde lhe damos também uns sons de pop, de jazz e de rock”.
Carlos Marques disse que tem tido uma “boa aceitação” do público, que “gosta dos espetáculos”.
Com o lançamento do novo álbum, composto por nove originais, o grupo embarca numa nova fase da sua carreira, com vários concertos agendados e pronto para “conquistar novos fãs e continuar inspirando aqueles que já nos acompanham há anos”.
“5 Décadas de Liberdade” com letra de Iria Cardoso
Vão lançar brevemente no YouTube e site da banda uma música chamada “5 Décadas de Liberdade” para assinalar os 50 anos da revolução dos cravos. “É a primeira música que fazemos que não tem letra nossa. É da escritora Iria Cardoso, que reside nas Caldas da Rainha”, contou o vocalista.
Têm ainda cerca de 30 músicas para serem lançadas. Ensaiam na Benedita e tocam todas as quintas-feiras das 19h00 às 21h00 no café e bar “O Degrau”, na Benedita, que é de Carlos Marques.
Para o vocalista é um desafio constante seguir a vida de artista. “Contamos sempre com o apoio dos nossos fãs e amigos, que vêm aos concertos”.
Quanto a projetos para o futuro Carlos Marques referiu que ainda não fizeram um espetáculo em Caldas da Rainha e que é um dos seus objetivos, nomeadamente no palco do grande auditório do Centro Cultural e Congressos.
No dia 8 de junho Os Golpe vão atuar em Alcobaça em frente ao Mosteiro, num grande concerto. Outro dos grandes objetivos do grupo é a internacionalização da banda.
O projeto dos Golpe pode ser conhecido através do site www.golpe-grupo.com.