Submetida e aprovada candidatura ao projeto Radar Social – no âmbito do investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), – o Município do Bombarral encontra-se a implementá-lo, tendo a equipa iniciado funções no início de agosto.
O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social no território.
Composta por dois técnicos, a equipa encontra-se, nesta altura, a atualizar os instrumentos de planeamento social, nomeadamente Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação. O projeto visa o mapeamento dos recursos locais, em articulação com a carta social municipal e implementar um sistema integrado de georreferenciação social no concelho.
O Radar Social irá contribuir para o reforço do apoio social a situações de vulnerabilidade ou exclusão no Município, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.
Com um investimento total de 163.757,28 euros, o projeto é financiado a 100% pelo PRR.