“Na Paz, no Perigo e na Dor – 100 anos dos Bombeiros Voluntários do Bombarral” é o título do livro apresentado na tarde do passado domingo no Teatro Eduardo Brazão. A obra retrata a história desta associação centenária, desde a sua origem até aos dias de hoje.
Vítor Garcia, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral (AHBVB), referiu que esta obra é dedicada a todos os bombeiros que, “desde a sua fundação, se empenharam na nobre missão de socorrer os bombarralenses”.
“É um livro que tem muito interesse, vai recordar a forma como foi constituída a associação há cem anos, o que é digno de se lembrar, porque nos tempos antigos era muito mais difícil do que hoje”, manifestou.
A AHBVB celebra o centenário no dia 5 de outubro e Vítor Garcia vê o futuro “com expectativa”, considerando que “é difícil a continuidade dos bombeiros enquanto o Estado não cumprir a sua obrigação” perante “o órgão principal de proteção de pessoas e bens”, disse ao JORNAL DAS CALDAS.
“Neste momento para termos pessoal disponível tem de ser efetivo, embora fazendo sempre a sua parte de voluntariado”, vincou.
Pedro Lourenço, comandante da corporação, manifestou que a obra “enche-nos de orgulho”.
José Pacheco Pereira foi um dos convidados da sessão, expressando a grande honra em participar nesta apresentação. O professor e historiador referiu que “este é um livro que ajuda os bombeiros do Bombarral a ficar na história”.
“Os bombeiros merecem não só esta memória, mas também o nosso reconhecimento”, sublinhou.
O edil bombarralense, Ricardo Fernandes, destacou o papel vanguardista e igualitário desta associação, a primeira instituição do concelho a valorizar o papel da mulher bombarralense, com a criação da Cruz Roxa.
A obra tem vários autores, sendo a edição coordenada por Dóris Santos e Alberto Claudino. O livro está à venda em todos os locais do concelho do Bombarral onde habitualmente são vendidos jornais e revistas.
A cerimónia contou ainda com a participação do grupo “Vox Feminis” – Coro Feminino do Circuito de Cultura Musical Bombarralense.
O programa de celebração do centenário no dia 5 de outubro começa às 09h00 com o toque de sirene, seguindo-se o hastear das bandeiras.
Pelas 10h30 terá lugar a romagem ao cemitério, seguida de cerimónia de bênção das sepulturas no talhão dos bombeiros.
Haverá pelas 11h00 um desfile motorizado por algumas ruas da vila e às 11h30 uma exposição de meios operacionais na Praça do Município.
Uma sessão de promoções, condecorações e bênção de novos veículos decorrerá pelas 15h00 na Praça do Município e a sessão solene realiza-se pelas 17h00 no anfiteatro municipal.