emissão em direto

Livro do centenário dos Bombeiros do Bombarral apresentado à população

“Na Paz, no Perigo e na Dor – 100 anos dos Bombeiros Voluntários do Bombarral” é o título do livro apresentado na tarde do passado domingo no Teatro Eduardo Brazão. A obra retrata a história desta associação centenária, desde a sua origem até aos dias de hoje.

“Na Paz, no Perigo e na Dor – 100 anos dos Bombeiros Voluntários do Bombarral” é o título do livro apresentado na tarde do passado domingo no Teatro Eduardo Brazão. A obra retrata a história desta associação centenária, desde a sua origem até aos dias de hoje.

Vítor Garcia, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral (AHBVB), referiu que esta obra é dedicada a todos os bombeiros que, “desde a sua fundação, se empenharam na nobre missão de socorrer os bombarralenses”.

“É um livro que tem muito interesse, vai recordar a forma como foi constituída a associação há cem anos, o que é digno de se lembrar, porque nos tempos antigos era muito mais difícil do que hoje”, manifestou.

A AHBVB celebra o centenário no dia 5 de outubro e Vítor Garcia vê o futuro “com expectativa”, considerando que “é difícil a continuidade dos bombeiros enquanto o Estado não cumprir a sua obrigação” perante “o órgão principal de proteção de pessoas e bens”, disse ao JORNAL DAS CALDAS.

“Neste momento para termos pessoal disponível tem de ser efetivo, embora fazendo sempre a sua parte de voluntariado”, vincou.

Pedro Lourenço, comandante da corporação, manifestou que a obra “enche-nos de orgulho”.

José Pacheco Pereira foi um dos convidados da sessão, expressando a grande honra em participar nesta apresentação. O professor e historiador referiu que “este é um livro que ajuda os bombeiros do Bombarral a ficar na história”.

“Os bombeiros merecem não só esta memória, mas também o nosso reconhecimento”, sublinhou.

O edil bombarralense, Ricardo Fernandes, destacou o papel vanguardista e igualitário desta associação, a primeira instituição do concelho a valorizar o papel da mulher bombarralense, com a criação da Cruz Roxa.

A obra tem vários autores, sendo a edição coordenada por Dóris Santos e Alberto Claudino. O livro está à venda em todos os locais do concelho do Bombarral onde habitualmente são vendidos jornais e revistas.

A cerimónia contou ainda com a participação do grupo “Vox Feminis” – Coro Feminino do Circuito de Cultura Musical Bombarralense.

O programa de celebração do centenário no dia 5 de outubro começa às 09h00 com o toque de sirene, seguindo-se o hastear das bandeiras.

Pelas 10h30 terá lugar a romagem ao cemitério, seguida de cerimónia de bênção das sepulturas no talhão dos bombeiros.

Haverá pelas 11h00 um desfile motorizado por algumas ruas da vila e às 11h30 uma exposição de meios operacionais na Praça do Município.

Uma sessão de promoções, condecorações e bênção de novos veículos decorrerá pelas 15h00 na Praça do Município e a sessão solene realiza-se pelas 17h00 no anfiteatro municipal.

Últimas Notícias

“Peniche, Um Mar de Natal” com muita animação

“Peniche, Um Mar de Natal” é o programa de animação promovida pela Câmara Municipal de Peniche para esta época e que teve início pelas 18h00 da passada sexta-feira com a inauguração da iluminação pública de natal, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Festival de sopas

A Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, é palco da 14ª edição do Festisopa, no dia 30 de novembro, a partir das 19h30.

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).